Durante um debate parlamentar em curso na Austrália sobre as bibliotecas escolares e a diferença que fazem na educação e no papel das escolas na formação das futuras gerações, muitos decisores políticos e mesmo directores de escolas, reconhecendo que elas são um dos pilares das escolas de qualidade do País, assumiram desconhecer os resultados da investigação científica que comprova o valor das bibliotecas escolares na aprendizagem.
Karen Bonanno reforça num breve artigo os principais argumentos apresentados.
Destaco dois pontos de que nem sempre ouvimos falar:
1. a importância da biblioteca escolar na actualização de quem trabalha nas escolas. Lá como cá, ainda há muitos professores no activo, por exemplo, que na sua formação inicial não abordaram as literacias... contam (quando contam) com as bibliotecas escolares para aprender mais sobre estes temas hoje essenciais, ao mesmo tempo que os seus alunos desenvolvem competências leitoras e digitais, que ainda há 10 anos nem se imaginavam tão necessárias. E no entanto, como diria Galileu, si muove...
School libraries make a difference: "School libraries make a difference to staff professional learning. During the Inquiry examples of informal professional learning being delivered by the teacher librarian during a teaching session with the students and the teacher in the library were presented. Pre-service teacher training has not included courses related to information literacy or digital media literacy. "
2. a diferença que a biblioteca escolar, incluindo as suas condições físicas atractivas, faz na percepção que os pais têm do estabelecimento educativo que é melhor para os seus filhos, influenciando naturalmente a atitude dos alunos realtivamente à escola
School libraries make a difference to student enrolment: "To end on a wildcard, I would propose the statement that, under the BER, school libraries are education real estate. In the majority of cases I’m sure the parents are taken to the ‘new’ school library as part of the tour when considering a suitable school for their child."
Sem comentários:
Enviar um comentário