SOURCE: Museums, Libraries and 21st Century Skills, Inst. of Museum & Library Services, 2009 |
Ler mais aqui
Reunir e poder voltar a ler materiais sobre ALFIN - Alfabetización Informacional, Literacia da Informação, Information Literacy. Desde 2008 To gather for later reading (again) materials on IL issues. Since 2008
SOURCE: Museums, Libraries and 21st Century Skills, Inst. of Museum & Library Services, 2009 |
Ofertas descentralizadas: Norte, Centro, Sul, Açores e Lisboa
Iniciativa cidadâ para poupar dinheiro às famílias e praticar a colaboração. Sem burocracia, com democracia. Portugal, 2011
"Quanto aos dados sobre utilização de TIC obtidos pelo PISA da OCDE, relativos a 2009, destaca-se que, entre os 25 países da UE na OCDE considerados, Portugal é primeiro no que se refere aos alunos que usam correio electrónico em casa para comunicar com colegas sobre trabalhos escolares (54 por cento), muito acima da média dos 25 países da OCDE considerados (34 por cento).
Esta população afirma conseguir criar uma base de dados com computador muito bem e sem ajuda (46 por cento), muito acima da média (27 por cento); afirma conseguir criar uma apresentação com computador muito bem e sem ajuda (90 por cento), mais 55 por cento do que nove anos antes, e muito acima da média (71 por cento).
Este primeiro lugar verifica-se em ambos os sexos, entre alunos do nível socioeconómico e cultural mais elevado (quartil superior) e entre alunos do nível socioeconómico e cultural mais baixo (quartil inferior)."
De 2002 a 2011, um salto enorme. Eu sei: eu estive lá, nas bibliotecas escolares (com TIC!) desse país de que agora ninguém fala, o do sucesso educativo de tanta gente, que tantos outros fazem de conta ignorar, pelo conforto do discurso simplista da catástrofe. Ou não?
Silvio MeiraVocê poderia dizer que o papel dos professores, na escola, é “dar aulas”. Mas não, não é. O principal papel dos professores, em todos os níveis, é conduzir processos de criação de oportunidades de aprendizado. E isso pode ser feito de muitas formas, entre as quais a aula.
Mas a aula à qual estamos acostumados – normalmente a explanação de um texto conhecido, quando não a repetição pura e simples, na escola, do material que os alunos poderiam ter lido em casa para discutir em sala- já deveria ter sido proibida há décadas.