Pesquisar Search

sábado, 10 de setembro de 2011

Profissionais de Bibliotecas: ontem e hoje

SOURCE: Museums, Libraries and 21st Century Skills, 
Inst. of Museum & Library Services, 2009


Ler mais aqui

Formação BAD (contínua)

Ofertas descentralizadas: Norte, Centro, Sul, Açores e Lisboa


bad em directo (TV)

bad em directo (TV)
Um exemplo a imitar. Participar é bom, acolher e motivar a participação dos profissionais é ainda melhor!

Banco de Livros Usados

Iniciativa cidadâ para poupar dinheiro às famílias e praticar a colaboração. Sem burocracia, com democracia. Portugal, 2011


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inspiring


8 de Setembro Dia Internacional da Alfabetização / da Literacia





Apesar dos progressos, o analfabetismo continua afligindo milhões de pessoas, especialmente mulheres e meninas. Em 2009, aproximadamente dois terços da população mundial de analfabetos, estimada em 793 milhões de pessoas, eram mulheres. Naquele mesmo ano, 67 milhões de crianças em idade escolar primária e 72 milhões de adolescentes tiveram negado seu direito à educação.
Os custos são enormes.

Ler Mais aqui

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

já catou o seu livro hoje?


Estudos indicam que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação cresceu mais do dobro nos últimos cinco anos

"Quanto aos dados sobre utilização de TIC obtidos pelo PISA da OCDE, relativos a 2009, destaca-se que, entre os 25 países da UE na OCDE considerados, Portugal é primeiro no que se refere aos alunos que usam correio electrónico em casa para comunicar com colegas sobre trabalhos escolares (54 por cento), muito acima da média dos 25 países da OCDE considerados (34 por cento).



Esta população afirma conseguir criar uma base de dados com computador muito bem e sem ajuda (46 por cento), muito acima da média (27 por cento); afirma conseguir criar uma apresentação com computador muito bem e sem ajuda (90 por cento), mais 55 por cento do que nove anos antes, e muito acima da média (71 por cento).



Este primeiro lugar verifica-se em ambos os sexos, entre alunos do nível socioeconómico e cultural mais elevado (quartil superior) e entre alunos do nível socioeconómico e cultural mais baixo (quartil inferior)."





De 2002 a 2011, um salto enorme. Eu sei: eu estive lá, nas bibliotecas escolares (com TIC!) desse país de que agora ninguém fala, o do sucesso educativo de tanta gente, que tantos outros fazem de conta ignorar, pelo conforto do discurso simplista da catástrofe. Ou não?


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A sala desconectada

Você poderia dizer que o papel dos professores, na escola, é “dar aulas”. Mas não, não é. O principal papel dos professores, em todos os níveis, é conduzir processos de criação de oportunidades de aprendizado. E isso pode ser feito de muitas formas, entre as quais a aula.

Mas a aula à qual estamos acostumados – normalmente a explanação de um texto conhecido, quando não a repetição pura e simples, na escola, do material que os alunos poderiam ter lido em casa para discutir em sala- já deveria ter sido proibida há décadas.

Silvio Meira
Fundador do www.portodigital.org e cientista-chefe do
www.cesar.org.br

Ler mais aqui:

A sala (de aula) desconectada

Mais e melhor: pensar & ler



Participação grátis. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 13 e 14 de Setembro 2011 (V  Conferência PNL). Até se pode almoçar por ali e dar uma volta pelo Jardim.
Da aprendizagem da leitura aos direitos de autor e conexos, da literatura para crianças e jovens às opções fundamentais da política de leitura. Promete e compromete (espera-se) no essencial da educação, dentro e fora da escola, dentro e fora da sala de aula, da casa familiar, da rua, das redes sociais, da web... das bibliotecas todas todas todas!
Vemo-nos lá?