Reunir e poder voltar a ler materiais sobre ALFIN - Alfabetización Informacional, Literacia da Informação, Information Literacy. Desde 2008 To gather for later reading (again) materials on IL issues. Since 2008
sábado, 16 de julho de 2011
Biciclotecas
Iniciativa do poeta brasileiro Robinson "Binho" Padial, para promover a leitura de modo "desburocratizada e até familiar" (sic) começou nos subúrbios de São Paulo combinando empréstimo e ofertas de livros, mediação da leitura, saraus com artistas, sessões abertas de cinema e até vendas e sorteios de objectos em segunda mão. Reportagem aqui
Blogue de São Paulo aqui:
Blog das biciclotecas
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Ora saiam lá da vossa caixinha...
“Podemos ensinar qualquer pessoa a ler e a escrever. E quando esta começa a escrever sobre a sua prática e os seus pacientes, apercebe-se que a escrita é uma forma poderosa de aprender o que sabe”. Rita Charon
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Ilustradores portugueses
Ilustradores ilustrados... belo post do Blog Almanaque Silva. Divirtam-se a encontrar o/a vosso/a ilustrador/a preferido/a,,,
Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem
terça-feira, 12 de julho de 2011
RBEP - comunidade de prática
Esquema inserido no artigo Como a comunidade de prática vê a escola |
URL: http://www.unisuam.edu.br/cadernos/index.php?option=com...
A imagem é de outra fonte:
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Com que gente se tece a biblioteca mais exigente
Texto base da apresentação em painel com Odília Baleiro e João Paulo Proença, moderado por Jorge Lopes, 7.7.2011, Nazaré, Portugal, no 3º Encontro das Bibliotecas do Oeste
Conceitos base sobre a leitura
A partir do momento em que a necessidade e a curiosidade de ler estejam despertas, então o mediador poderá avançar para a leitura da obra, recorrendo à animação da leitura. A esta cabe assegurar o interesse sobre o lido e manter a atenção e a vontade sobre o que se vai ler. Assim, a animação da leitura deverá ter sempre a prática leitora como ponto de partida e chegada. Na prática, traduz-se na leitura intermediada com uma actividade (livre de avaliações ou de processos em tudo semelhantes ao da escolarização da leitura) que se conclui novamente na leitura.O objectivo é trabalhar com os livros e não sobre os livros. O propósito é moldar/reforçar os circuitos informativos cerebrais para a prática da leitura e não para a valorização da actividade. Para que o cérebro entenda o que é prioritário, a mediação da leitura tem de dedicar o máximo de tempo possível sobre a prática leitora e não sobre as actividades.Neste processo, no qual as actividades são métodos de intermediação entre o que foi lido e o que se irá ler, destaca-se a importância da utilização da reflexão através da interrogação e de desafios que necessitem o recurso ao pensamento. Se os actuais contextos fomentam a leitura do tipo fragmentado, como a presente investigação demonstrou, e se naturalmente este tipo de leitura e todo o ambiente incita a diminuição do intervalo entre o estímulo e a acção, então a animação da leitura terá de funcionar em contra-ciclo, no sentido de incrementar a necessidade de questionar e explorar, aumentando assim o espaço entre o estímulo e a acção.
Literacia, Media e Cidadania (2011)
Literacia, Media e Cidadania. Actas do 1º Congresso Nacional
Leitura e alunos dos países da UE
No estudo frisa-se que as dificuldades em leitura são ultrapassáveis, mas que este sucesso depende em grande medida destas serem identificadas, e adoptadas medidas, o mais cedo passível. Um ensino intensivo e por objectivos, ministrado a nível individual ou a pequenos grupos, pode ser particularmente eficaz, frisa-se
domingo, 10 de julho de 2011
Semear ideias
Conferências sobre Livros e Ambiente, na Gulbenkian em Lisboa
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Agir contra a iliteracia Se a iliteracia é sobretudo um fenómeno pós-escolar, as dificuldades encontradas desde muito cedo pelo aluno podem ...
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A must Have Classroom Poster about Facebook bullying ~ Educational Technology and Mobile Learning