20190411
Reunir e poder voltar a ler materiais sobre ALFIN - Alfabetización Informacional, Literacia da Informação, Information Literacy. Desde 2008 To gather for later reading (again) materials on IL issues. Since 2008
sábado, 13 de abril de 2019
sexta-feira, 12 de abril de 2019
Madrid, Leer Iberamerica Lee - Junho de 2019
LEER IBEROAMERICA LEE
Encontro Profissional
J. Castilho, com o Instituto Emília de Formación (Dolores Prades e Inés Miret) e a Feira do Livro de Madrid, convidam a participar neste primeiro encontro LeerIberoaméricaLee.
Mais uma vez vamos encarar, em tempos mundiais tão difíceis, os nossos desafios para formar leitores no mundo ibero-americano! Segue a primeira informação.
Nos reúne una realidad marcada en positivo —Iberoamérica Lee— desde donde hacer una lectura crítica, compartir espacios, experiencias, prioridades, así como generar un laboratorio de ideas en cooperación, en el marco representativo y movilizador de la Feria del Libro de Madrid 2019
Oradores de:
Língua portuguesa - Brasil, Portugal, Galiza (Espanha)
Língua castelhana - Espanha, México, Colômbia, Chile, Venezuela, Cuba
Língua catalã - Catalunha (Espanha)
terça-feira, 9 de abril de 2019
Semana da Leitura, onde está o leitor?
ONDE ESTÁ O WALLY? POR ONDE ANDA O LEITOR?
Semana da Leitura, desde 2006 a marcar calendário nas escolas portuguesas
Texto enviado para publicação na Blimunda, Março de 2019 - desafio de Andreia Brites
Em 2006, dois anos após a criação do Plano Nacional de Leitura por Resolução do Conselho de Ministros, formalizou-se a Semana da Leitura, a celebrar anualmente por todo o País, com iniciativas diversas, abrangendo o maior leque possível de leitores e não leitores – estes últimos encarados como potenciais leitores. Este ano, o PNL2027 promove de 11 a 15 de Março um programa [1] com o lema da Semana da Leitura 2019 - “Hoje leitor, amanhã leitor!”, e divulga atividades, envolvendo escolas, bibliotecas, universidades, livrarias, e outras entidades [2].
No entanto, e de modo fiel às orientações da Semana, não é raro encontrarmos “Semanas da Leitura” noutras datas, por conveniência dos planos de atividades das escolas e bibliotecas nelas empenhadas. O âmbito nacional da Semana da Leitura, e a sua presença em quase todas as escolas, é evidente e confirmado por estudos publicados em 2011 [3] e 2014 [4].
Os meninos e as meninas que em 2006 estavam a entrar no jardim de infância chegaram em 2019 à idade da cidadania plena: podem votar, pela primeira vez, neste ano. E podem ser eleitos, salvo para o posto de Presidente da República – esse, só depois de 2036…
Para cada um e cada uma destas pessoas, a Semana da Leitura faz parte do calendário, como uma rotina escolar. Em alguns casos, sai para fora dos muros da escola, mas sempre com uma dimensão fortemente associada aos estudantes do ensino não superior, aos livros, à literatura. Inclui atividades de formação, concursos, apresentações, tertúlias, debates.
Procura-se manter o carácter de celebração, da festa, da alegria de ler. Nem sempre se consegue que o prazer de ler seja nesses dias comum a cada sala de aula, a cada momento do programa. O envolvimento das famílias, de vizinhos e amigos, faz a diferença, tanto mais quanto ultrapassa os programas da “Semana da Leitura” e passa a ser presente no desenho de estratégias de mediação de leitura realizadas durante todo o ano
No décimo quarto ano, e nos seguintes, haverá que, sem desvalorizar o que se atingiu, ousar mais. Manter a festa, mas não esquecer o trabalho continuado que realmente consolida as competências leitoras e os hábitos de leitura, multidisciplinares do ponto de vista do curriculum, indissociáveis da escrita e da criação, em todas as crianças e jovens. Focar o olhar no leitor em crescimento, mesmo que ele não pareça visível no turbilhão de iniciativas. E manter o foco, mesmo nas idades em que se desvanece o cuidado com a aquisição de competências leitoras – não esquecer que ser leitor, saber ler, é um processo, de construção permanente.
Onde está o Wally? Que leitor é, quer ser, pode ser, em que pega para ler? Na Semana da Leitura, certamente, mas, sobretudo, em todas as semanas e meses de cada ano de vida, dentro e fora das escolas e das bibliotecas.
Maria José Vitorino
[1] Programa disponível no sítio web do PNL2027. URL: http://pnl2027.gov.pt/np4/semanaleitura2019_apresentacao.html?subpag=semanaleitura2019_programa (acedido em 20190311)
[2] Atividades registadas. URL: http://pnl2027.gov.pt/np4/semanaleitura2019_apresentacao.html?subpag=emanadaleitura2019_atividades
[3] Costa, A. Firmino da, Pegado, Elsa, Ávil, Patrícia (2008). Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Lisboa : GEPE. URL:http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/data/estudos/ficheiros/avaliacao_externa_5_anos_de_pnl_cies.pdf (acedido 20190321)
[4] Alçada, Isabel (2016) O Plano Nacional de Leitura: fundamentos e resultados. Alfragide : Caminho ISBN 978-972-21-2825-4. Texto disponível em URL https://run.unl.pt/bitstream/10362/18465/1/Tese%20M.%20Isabel%20Vilar.pdf
Em resposta a um desafio da Andreia Brites, aqui:
Blimunda # 82 - março de 2019 by on Scribd
domingo, 7 de abril de 2019
Biblioteca: a escolha certa
Belo trabalho da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Leal da Câmara, sede do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Rio de Mouro, Sintra, Portugal
Palavras omissas, e todavia bem presentes naquela biblioteca: cidadania, inclusão.
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