Reunir e poder voltar a ler materiais sobre ALFIN - Alfabetización Informacional, Literacia da Informação, Information Literacy. Desde 2008 To gather for later reading (again) materials on IL issues. Since 2008
sábado, 23 de abril de 2011
Dia Mundial do Livro e Literacia Digital
From their inception, libraries of all kinds have had the development, promotion, and advancement of literacy at the core of their mission. [...]
Target outcomes for the taskforce could include but are not limited to:
Information sharing and cross-pollination across library types to establish a profession-wide approach to supporting digitally literate communities that will result in:
A report (or series of brief reports) outlining libraries’ vision and approaches to digital literacy, including case studies and a view to the future.
A model (or multiple models on specific topics) toolkit that would include resources for practitioners to develop digital literacy programs for use in their individual libraries.
A national convening of experts representing a variety of disciplines (e.g., LIS, education, technology) to help determine ALA strategy for anticipating and meeting the next phase of literacy so that ALA can develop a sustainable response. and OITP Staff.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Património da Educação - Ministério e PE
No passado dia 30 de Março teve lugar o Encontro sobre o Património da Educação, promovido pela Secretaria-Geral e pela Parque Escolar E.P.E. Se pretende ver a apresentação e as recomendações, veja o link
http://www.sg.min-edu.pt/fotos/editor2/encontrosobreopatrimoni...
Foram considerados determinantes para o sucesso e a sustentabilidade da dimensão do valor do património da Educação nas estratégias do ME, os seguintes factores:
1. No âmbito de uma visão integrada
Envolvimento de outras partes interessadas, através de parcerias, nomeadamente os centros de investigação universitários
Envolvimento continuado das Escolas, induzindo iniciativas inovadoras e novas actividades
Relevância da identidade da história das instituições e da pedagogia institucional
2. Na área do património bibliográfico
Articulação com a Biblioteca Nacional Digital .
Alargamento do catálogo do ME à Rede de Bibliotecas Escolares
Articulação com projectos europeus na área da documentação escolar
(Das conclusões- destaques meus)
Acedido via Facebook e Pedro Penteado, com divida vénia.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Arrumar ideias - web 2.0, biblioteca 2.0
Se añaden ejemplos de los servicios 2.0 que pueden ofrecer o están ofreciendo las bibliotecas.
Acedido via João Paulo Proença
Palabras clave: Web 2.0, Biblioteca 2.0, Software social, Inteligencia colectiva, Servicios bibliotecarios, Definiciones
Estudo do LINI (Lisbon Internet and Networks International Research Programme) revela comportamentos e motivações dos portugueses na Web 2.0
Onde andamos:
As funcionalidades menos utilizadas são: criar aplicações (9.2%), consultar oráculos (10.8%), quizes/testes (16.8%), divulgação de eventos (17.8%) e fazer posts de músicas de videos (18.4%).Acedido via Notícia BAD
Ler em casa
À beira de alguns dias mais libertos pela Páscoa e o 25 de Abril, é uma ajudinha para promover a leitura em família. Isto pega-se
Ciência e Acesso Aberto / Open Access
"IFLA will work with global organizations and fora such as UN, UNESCO, WHO, WIPO, WSIS and others in promoting and advocating open access to publicly funded research, educational resources and cultural heritage. In its contacts and cooperation with these organizations, IFLA will explicitly state that open access in its authoritative meaning is required for the progress of science, the development of society and true citizenship. explicitly state that open access in its authoritative meaning is required for the progress of science, the development of society and true citizenship.Open access will provide users with the access they desire and enable libraries to maximize their role, thus improving global health and human well-being."
Open Access, "Acesso Aberto" (ou “Acesso Livre”) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.
“Definition of an Open Access Contribution.
Establishing open access as a worthwhile procedure ideally requires the active commitment of each and every individual producer of scientific knowledge and holder of cultural heritage. Open access contributions include original scientific research results, raw data and metadata, source materials, digital representations of pictorial and graphical materials and scholarly multimedia material."
Educar em Português: Museu da Marioneta
Educar em Português: Museu da Marioneta
Pencil - a traditional 2D animation software
história do símbolo US National Library
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Catálogo de Blogues Educativos / Portal das Escolas (Portugal)
Professores e educadores e bibliotecas escolares podem aqui registar blogues, potenciando a visibilidade, e a partilha, do seu trabalho. Também será útil para encontrar blogues que correspondam aos interesses dos utilizadores das bibliotecas escolares em cada escola, nível de ensino ou área curricular.
1. Para registar blogues no Catálogo
"Os blogues a propor para publicação no catálogo deverão revelar trabalhos de/com alunos e não apenas do docente (mera disponibilização de conteúdos e hiperligações de interesse para as áreas curriculares, por exemplo).[...]Cada blogue deverá revelar, pelo menos, um mês de actividade relativamente à data de submissão."
Mais informação aqui(tutorial), na área de apoio técnico.
2. Para pesquisar:
Usem o Catálogo!
3. Para serviços de referência / formação de utilizadores e promoção de literacias:
Explorem as ligações seleccionadas para apoio ao uso educativo desta ferramenta tão popular.
Alguns destes documentos poderão ser úteis a docentes que conhecem: seleccionem de acordo com o seu perfil, partilhem a informação que for pertinente, poupando esforço a cada um..
domingo, 17 de abril de 2011
Developing concepts of Information Literacy
Para quem se interesse pela Literacia da informação nos seus diversos conceitos, este poster resumindo uma actividade, incluindo fotografias do trabalho dos alunos, de Sheilla Webber, da Universidade de Sheffield, pode ser interessante.
Numa turma de interesses muito variados, o desafio "que iomportância tem/terá a Literacia da Informação na minha futura/desejada profissão" foi motivante.
-
Agir contra a iliteracia Se a iliteracia é sobretudo um fenómeno pós-escolar, as dificuldades encontradas desde muito cedo pelo aluno podem ...
-
A must Have Classroom Poster about Facebook bullying ~ Educational Technology and Mobile Learning