Em boa hora o IPL (Lisboa) o homenageia, com uma exposição itinerante e o apoio a um livro de Miguel Falcão e Isabel Aleixo - lançado no dia 12 de julho de 2021, às 16h, no Museu do Neorealismo, em Vila Franca de Xira. Estou certa que a tarde vai ser luminosa, mesmo que chova a cântaros.
Ler mais aqui: https://www.eselx.ipl.pt/noticias/centenario-de-arquimedes-da-silva-santos
Como conversando com o Mestre, recordemos conceitos comuns, que nas ideias começamos e permanecemos.
"Este modelo pedagógico [a Educação pela Arte] vai para além do ensino das artes e das artes na educação, para preconizar uma Educação efetuada através das artes. O objetivo não são as artes, mas a Educação, considerando as artes como as metodologias mais eficazes para se conseguir realizar uma educação integral a todos os níveis: afetivo, cognitivo, social e motor. Podendo-se considerar o único modelo até hoje existente que aponta como seu primeiro objetivo a educação afetivo-emocional, propondo como técnicas educativas para tal propósito a Expressão (dos sentimentos, dos afetos, das emoções) Artística (pelas artes, através da Arte) e a criatividade (artística, estética, com envolvimento das emoções).
"Concebe-se hoje a Educação pela Arte, não como formação contemplativa da Beleza, mas ativamente, procurando despertar a criatividade na criança. E a Educação pela Arte, que decorre do encontro da pedagogia moderna com as novas experiências artísticas, promoverá a formação humanística do indivíduo, pela integração e harmonia de experimentações e aquisições, facilitando mesmo o aproveitamento escolar geral e especial, num equilíbrio físico e psíquico." (Arquimedes Santos, 1981).Distingue-se a Educação pela Arte, das Artes na Educação e da Formação de Artistas:
Educação pela Arte
Artes na Educação
Formação de Artistas
Âmbito
Procedimento metodológico
Disciplinas curriculares
Formação profissional
Objetivo
Educar
Ensino-aprendizagem de técnicas artísticas.
Formação de artistas
Docência
Educadores e professores com formação em Educação pela Arte
Artistas com formação específica no ensino de cada arte (professor de piano, de dança, de desenho, de escultura, etc.)
Artistas com vasta experiência no seu ramo profissional
Metodologia
As artes como meio educacional
Ensino específico em cada uma das artes
Treino de aperfeiçoamento profissional
Unidades
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Expressão Escrita
Dança Educativa
Aulas de violino, piano, desenho, escultura, pintura, dança, canto, etc.
Cada curso tem o seu currículo (atores, músicos, bailarinos, pintores, escultores, etc.)
"A Educação pela Arte atende sobretudo à formação da personalidade. A Educação Artística abrange a formação de artistas… Numa perspetiva garretiana de formação educativa portuguesa." (Arquimedes Santos, 1981).As unidades da educação pela arte não se referem ao ensino-aprendizagem de saberes teóricos ou de habilidades corporais, vocais ou musicais, mas a atividades lúdico-expressivo-criativas, onde livremente o aluno se envolve em vivências estéticas autoeducativas.
Mais do que a transmissão do saber, interessa a formação do ser. "
Alberto B. Sousa
Fonte:
https://sites.google.com/site/albertobarrossousa/modelos-de-educacao/modelo-de-educacao-pela-arte (acedido 20210708)