NÃO SER INFO-EXCLUÍDO
- Motivação - compreender como é que a internet e a tecnologia digital nos podem ajudar a conectar, aprender, ou ter acesso a oportunidades, e, em consequência, ter um objetivo com sentido para se envolver no mundo digital
- Acesso - ter acesso a equipamentos digitais, serviços digitais, software, e conteúdos digitais que vão ao encontro das nossas necessidades, a um custo suportável, e sendo capaz de conectar-se com a internet do local onde se trabalha, estuda, e se desfruta o lazer
- Competências - ter o saber-fazer necessário para usar a internet e a tecnologia digital de modos apropriados e benéficos para cada um de nós
- Confiança - ter confiança na internet e em serviços online e possuir a literacia digital suficiente para lidar com informação pessoal e para compreender e evitar esquemas fraudulentos, comunicação danosa, e informação falsa ou malévola
Fonte: Governo da Nova Zelândia, 2021
Link: https://natlib.govt.nz/blog/posts/digital-inclusion-whats-it-all-about
Four dimensions of digital inclusion
The Digital Inclusion Blueprint focuses on four interdependent elements that determine if a person is digitally included:
Motivation — understanding how the internet and digital technology can help us connect, learn, or access opportunities, and consequently having a meaningful purpose to engage with the digital world.
Access — having access to digital devices, services, software, and content that meet our needs at a cost we can afford, and being able to connect to the internet where you work, live, and play.
Skills — having the know-how to use the internet and digital technology in ways that are appropriate and beneficial for each of us.
Trust — having trust in the internet and online services and having the digital literacy to manage personal information and understand and avoid scams, harmful communication, and misleading information.