New Jersey School Library Study:
One Common Goal: Student Learning (2011)
Uma leitura deveras interessante, que o video não substitui, embora nos desperte para ela.
Estudo encomendado pela New Jersey Association of School Librarians (NJASL) a uma entidade dedicada à investigação neste campo, o CISSL da Universidade Rutgers (New Jersey). Foi realizado por uma equipa: Ross Todd, Carol Gordon, Ya-Ling Lu, e publicado em Setembro de 2011.
Para atingir um objetivo comum - a aprendizagem dos alunos - trata-se da segunda fase de um Relatório que apresenta conclusões e recomendações sobre as bibliotecas escolares do Estado de New Jersey. 181 páginas.
A metodologia seguida é interessante, e ainda mais as recomendações finais.
Criados grupos de trabalho, estes debruçaram-se sobre as seguintes questões, a partir das conclusões apuradas na primeira e segunda fases do estudo. Pretendia-se que criassem documentos, e assim desenhassem o futuro das bibliotecas escolares de NJ que pudesse estabelecer visão, indicadores (benchmarks) e melhoria contínua:
1) Com que se parece uma biblioteca escolar real e efetiva, en 2012?
2) O que faz um bibliotecário escolar em 2012?
3) Como são avaliados a biblioteca escolar e o bibliotecário escolar?
4) O que podem fazer o bibliotecário escolar e a equipa da escola para preencher as lacunas na sua própria formação e/ou programa?
Para descobrir mais, o melhor é mesmo ler. As recomendações ocupam as páginas 173 a 178 e valem a pena uma reflexão.
Siga o link: Report of Findings and Recommendations of the New Jersey School Library Survey Phase 2