quarta-feira, 6 de março de 2013

Belos cartazes para boas leituras - 3 e 4

AE Gil Vicente (Lisboa) Bibliotecas Escolares Gil Vicente e do Castelo, Grupo de coordenação do Projeto aLer+, 2013
O mesmo, em formato portátil :) e com lema. Bom lema :)
Interior do folheto, com programa da Semna da Leitura (Março 2013)
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Belos cartazes para boas leituras em Lisboa - 1 e 2

AE Nuno Gonçalves (Lisboa). BE/CRE ES D. Luísa de Gusmão. 2013
AE Nuno Gonçalves (Lisboa). CRE. 2013
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Melhores bibliotecas escolares, melhores resultados dos alunos



Argumentos sustentados em investigações que se vêm realizando no séc XXI. Atenção às fontes referidas no rodapé do Infográfico, muito recentes.
Também é de notar a importância dos factores identificados como relevantes para a qualidade da biblioteca escolar: profissionais qualificados, trabalho colaborativo envolvendo professores e bibliotecários escolares/professores bibliotecários, horários alargados, calendário de funcionamento flexível e adaptado às necessidades, colecções renovadas e alargadas, investimento financeiro.
É preciso que haja bibliotecas (entendidas aqui naturalmente como bibliotecas escolares enquanto centros de recursos, tal como a IFLA as definiu em 1978 e confirmou em 1999 e 2005), mas não basta que assim se designe uma instalação física - a estrutura, essencial ao sucesso da escola e dos alunos, tem de ser efectivamente uma biblioteca escolar, e como tal ser provida de de recursos humanos e materiais, gerida, utilizada e desenvolvida.
Por mais exames que se façam em cada ano de escolaridade, negar os meios essenciais aos alunos é travar o sucesso educativo dos futuros cidadãos. E essencial é a escola para todos, mas também a biblioteca escolar.

Fonte: http://www.lrs.org/news/2013/02/27/make-the-case-for-school-libraries-with-our-new-impact-studies-infographic/