Argumentos sustentados em investigações que se vêm realizando no séc XXI. Atenção às fontes referidas no rodapé do Infográfico, muito recentes.
Também é de notar a importância dos factores identificados como relevantes para a qualidade da biblioteca escolar: profissionais qualificados, trabalho colaborativo envolvendo professores e bibliotecários escolares/professores bibliotecários, horários alargados, calendário de funcionamento flexível e adaptado às necessidades, colecções renovadas e alargadas, investimento financeiro.
É preciso que haja bibliotecas (entendidas aqui naturalmente como bibliotecas escolares enquanto centros de recursos, tal como a IFLA as definiu em 1978 e confirmou em 1999 e 2005), mas não basta que assim se designe uma instalação física - a estrutura, essencial ao sucesso da escola e dos alunos, tem de ser efectivamente uma biblioteca escolar, e como tal ser provida de de recursos humanos e materiais, gerida, utilizada e desenvolvida.
Por mais exames que se façam em cada ano de escolaridade, negar os meios essenciais aos alunos é travar o sucesso educativo dos futuros cidadãos. E essencial é a escola para todos, mas também a biblioteca escolar.
Fonte: http://www.lrs.org/news/2013/02/27/make-the-case-for-school-libraries-with-our-new-impact-studies-infographic/