sábado, 28 de janeiro de 2012

Internet móvel e educação - Moçambique

conmoz.org
Para beneficiar do progresso das novas tecnologias não basta criar as condições e pensar que as pessoas automaticamente vão usar os serviços dispóniveis, sem perceber e ligar o acesso à internet móvel com o próprio benefício. Isto não é um assunto sobre aptidão informática – ser capaz de usar um computador – como hoje em dia a maioria dos centros de formação informática oferece ao público. A questão mais certa é como enquadrar a aprendizagem no contexto social da vida real das pessoas.
Acedido através de Mobile internet use in LDCs: Not minutes, but megabytes

WSIS Knowledge Communities

Nevertheless, a recent conversation between Steve Jobs and Bill Gates showed that they agreed that computer had made less impact on schools that on media and medicine. Already in 1996, Steve Jobs, interviewed for Wired Magazine, stated that: “I used to think that technology could help education. I've probably spearheaded giving away more computer equipment to schools than anybody else on the planet. But I've had to come to the inevitable conclusion that the problem is not one that technology can hope to solve. What's wrong with education cannot be fixed with technology. No amount of technology will make a dent”.

Do IT really improve education? (Dez. 2011)
in
WSIS Knowledge Communities

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dos 3 aos 5 anos de idade

Imagem daqui

Algumas boas sugestões para quem queira interagir na biblioteca com gente entre os 3 e os 5 anos de idade:

em português
Casa da leitura (pré-leitores) 
Ler+ Escolas (leitura orientada - títulos recomendados) 
PNL
Baú da Leitura (Brasil) 

em inglês
Family Education
Enchanted Learning
PapaJan.com 

em espanhol
SOL (0-5) 
JueduLand 
em francês
Naître et grandir

Outra maneira de trabalhar


"En pédagogie Freinet, la recherche documentaire est incontournable… par conséquent, ma place dans l’équipe coulait de source !" 
"Na pedagogia Freinet, a pesquisa documental é incontornável... em consequência, o meu lugar na equipa fluiu naturalmente! "
Cathy, "Professora bibliotecária", Aix-en-Marseille (França), séc. XXI
O Café pedagógico inicia-se em 2007/2008, um projeto experimental num colégio-liceu Freinet, em Ciotat... Mais tarde, com o apoio do reitor de Aix-en-Marseille, nasceu o CLEF (Collège-Lycée Expérimental Freinet). Em Setembro de 2008, Cathy tornou-se professora de Ciências da Informação para as turmas de todos os anos, a partir do 6º.

Une journée-type ?Je prends celle du mardi en semaine A 
8h-10h cours de sciences de l’Info avec les 5° 
10h-11 j’assiste au conseil de coopé des 4° avec leur PP 
11h-12h je traite les dossiers en cours : en ce moment toutes les demandes d’inscriptions en 6° et seconde Freinet et j’organise pour chaque enfant 1 journée de stage avec 1 élève tuteur 
entre midi-deux, 1 fois sur 2 : réunion avec l’équipe CLEF du collège 
13h30-14h30 : cours de Sciences de l’info avec les 6° 
14h30-15h30 : rencontre hebdomadaire avec la principale adjointe pour le lien équipe CLEF/ administration collège 
15h30-16h30 : j’encadre en Travail Individualisé les élèves dys en difficulté 
17h-18H : conseil hebdomadaires des profs du CLEF (collège Lycée) avec retours par chaque PP des conseils de coopé de chaque classe, problèmes d’organisation et gestions, échanges de pratiques, répartition des tâches…

Ler mais aqui:

Une autre manière de travailler (publicado em 21 Janeiro de 2012)