Se a iliteracia é sobretudo um fenómeno pós-escolar, as dificuldades encontradas desde muito cedo pelo aluno podem ser sinais que a antecipam.
É pois desde o jardim de infância e ao longo de toda a escolaridade obrigatória que é preciso prevenir a iliteracia dando respostas adaptadas aos factores de vulnerabilidade, para assegura uma forma de irreversibilidade das aquisições básicas: é o próprio coração das missões de educação nacional.
O que é a iliteracia?
Designa-se assim a situação de uma pessoa que beneficiou de aprendizagens mas que não adquiriu - ou perdeu - o domínio da leitura e da escrita, por terem sido aprendizagens demasiado frágeis. Desde logo essa pessoa não possui as competências básicas para ser autónoma nas situações simples da vida corrente e está particularmente exposta ao risco de exclusão social.
Muitas vezes invisível, a iliteracia é contudo uma realidade presente em toda a parte. Hoje, (em FRança), 2,5 milhões de pessoas estã em situação de iliteracia, ou seja 7% dos que tendo sido escolarizados, têm entre os 18 e os 65 anos (Insee, inquérito "Informação e vida quotidiana"). (...) 80,3% dos jovens franceses de 17 anos são leitores competentes, 10,4% têm dificuldades de leitura e 4,8% grandes dificuldades.
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