segunda-feira, 18 de março de 2019

Escrita simples, Leitura fácil

logo europeu da escrita simples

Porquê mudar a forma como passamos a informação?
  • Para chegar a mais destinatários, contornando a iliteracia e as dificuldades de leitura até mesmo relacionadas com o idioma;
  • Para dar autonomia e assim permitir escolhas livres e conscientes, fazendo cumprir o artigo 9 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;
  • Para fomentar a igualdade de oportunidades de modo a que que todos tenham acesso às mesmas coisas e assim aumentar a participação de todos na sociedade.
Por outro lado, um melhor conhecimento sobre o produto ou o serviço vais gerar mais aquisição, tal como maior fidelização por melhor compreensão. A clareza e perceção da mensagem tornam-se critérios de confiança para que o leitor consiga, sem esforço, interagir com a informação.
Merece, pois, menção o prémio que a associação Acesso Cultura instituiu e que reconhece entidades que já apresentam documentação numa linguagem clara. Identificar o documento com o símbolo da leitura fácil (na imagem) é também um meio de salvaguardar a sua acessibilidade.

Fonte: http://accessibleportugal.com/escrita-simples-leitura-facil/