"A indisciplina, a instabilidade das políticas educativas, a obrigatoriedade de ir trabalhar para longe da família, a cada vez menos aliciante carreira, a má imagem dos professores numa parte da sociedade, a burocracia, a falta de democracia na eleição dos diretores, a descentralização a caminhar a olhos vistos e a eterna falta de condições, são um balde de água fria para muitos hipotéticos candidatos a professores.A Realidade Daqui A 10/15 Anos | “Não Temos Professores Que Cheguem!”
Não será por isso de estranhar, digo até que existe uma alta probabilidade, que daqui a 15 anos estaremos a assistir a algo semelhante ao que acontece com os médicos. O aparecimento de incentivos para os professores irem lecionar para certas partes do país. Se chegarmos a esse ponto, significa que o Estado falhou. Apesar de ainda ser possível reverter a situação, as medidas terão de ser implementadas no imediato, pois o sistema já começou a falhar e o efeito bola de neve é inevitável…
Valorizem a profissão docente! Os professores há muito que gritam por respeito e não o fazem por egocentrismos ou simples capricho, os factos falam por si.
Se não acreditam nos professores, ao menos que acreditem nos números…"
Alexandre Henriques, 2018
Reunir e poder voltar a ler materiais sobre ALFIN - Alfabetización Informacional, Literacia da Informação, Information Literacy. Desde 2008 To gather for later reading (again) materials on IL issues. Since 2008
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
A Realidade Daqui A 10/15 Anos | “Não Temos Professores Que Cheguem!”
terça-feira, 20 de novembro de 2018
THEKA - Recursos Acessíveis On-line
Rasto digital deste Projeto Gulbenkian que entre 2004 e 2008 envolveu, em escolas de 20 Distritos e 55 concelhos de Portugal Continental:
76 docentes em formação
25 tutores(as), professores(as) e
bibliotecários (as)
bibliotecários (as)
23 oradores(as), conferencistas
convidados e/ou em representação institucional
convidados e/ou em representação institucional
94 formadores(as)
3 elementos da equipa de coordenação THEKA
1 colaboradora permanente (webmaster: website www.theka.org, hoje desativado)
Conteúdos de acesso livre, aqui:
THEKA
Para saber um pouco mais:
Bárrios,
A. (2005) Bibliotecas escolares e formação de professores. In PROFORMAR, Ed. 9 (Maio 2005) [online].
URL: http://proformar.pt/revista/edicao_9/be_formacao.pdf
(consult. 20-11-2018)
A. (2005) Bibliotecas escolares e formação de professores. In PROFORMAR, Ed. 9 (Maio 2005) [online].
URL: http://proformar.pt/revista/edicao_9/be_formacao.pdf
(consult. 20-11-2018)
Bárrios,
A. (2007). THEKA: Projeto Gulbenkian de
Formação de Professores para o desenvolvimento de Bibliotecas Escolares.
(Rede de Bibliotecas Escolares, ed.) Newsletter [online]. N.º 2.
A. (2007). THEKA: Projeto Gulbenkian de
Formação de Professores para o desenvolvimento de Bibliotecas Escolares.
(Rede de Bibliotecas Escolares, ed.) Newsletter [online]. N.º 2.
URL:
http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter2/newsleter_n2_ficheiros/page0008.htm
[consult. 20-11-2018]
http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter2/newsleter_n2_ficheiros/page0008.htm
[consult. 20-11-2018]
Bárrios,
A., Melo, A., Vitorino. M. (2011). THEKA
Projeto Gulbenkian: Formar Professores,Desenvolver Bibliotecas Escolares.
Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian. Edição apenas em papel, adquirível aqui
A., Melo, A., Vitorino. M. (2011). THEKA
Projeto Gulbenkian: Formar Professores,Desenvolver Bibliotecas Escolares.
Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian. Edição apenas em papel, adquirível aqui
THEKA Courses : recursos digitais em
livre acesso (2004-2008] [on line] URL: http://activamente.pt/moodle20/course/category.php?id=3
(consult. 20-11-2018)
livre acesso (2004-2008] [on line] URL: http://activamente.pt/moodle20/course/category.php?id=3
(consult. 20-11-2018)
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
Agir contra a iliteracia Se a iliteracia é sobretudo um fenómeno pós-escolar, as dificuldades encontradas desde muito cedo pelo aluno podem ...
-
A must Have Classroom Poster about Facebook bullying ~ Educational Technology and Mobile Learning