sábado, 30 de março de 2019

Biblioteca Escolar, Para Que Te Queremos


PosterAlies.png
Fonte: https://www.ensil-online.org/a-library-in-every-school (acedido 20190330) 

Essencial na escola, por presença qualificada ou por omissão ou desqualificação, a biblioteca escolar é determinante no rumo das aprendizagens de alunos e profissionais, e no desenvolvimento da literacia de todos. 
Não basta afirmar a promoção do pensamento crítico, de competências de leitor e de criador de informação em todos os suportes, incluindo a capacidade de inferir sentidos, ler nas entrelinhas, e de produzir conteúdos, recorrendo a linguagens diversas e tecnologias disponíveis para expressão e comunicação, é preciso que existam bibliotecas escolares reconhecidas e geridas como elemento essencial da escola e do que nela se passa, ricas de possibilidades, realmente acessíveis e inclusivas, apoio na compreensão dos problemas e parte das soluções. Recurso diário de cada indivíduo e dos grupos que a escola organizar, permite, estimula - turma/classe/ano, departamentos, grupos de projeto, grupos informais. 
Para tal, são importantes espaços físicos, meios técnicos, coleções, mas sobretudo orientações, referências e... pessoas preparadas e apoiadas nesse sentido, Trabalhando em rede, mais facilmente reforçam a sua preparação e as suas forças. Distinguem a escola em que se integram, e a qualidade e valor das aprendizagens que nela ocorrem., dos alunos mas também dos profissionais que com eles trabalham. Para bem e para mal.
Um país, um sistema educativo que as preze ganha vantagens geracionais comprovadas na promoção das literacias e da cidadania. Quem a despreze, no longo prazo, perde.
O balanço faz-se no futuro. E está a ser eito todos os dias.
"As the research and information arm of the school, school library programs can provide professional development to teachers and instruct students on information use and ethics. Fully integrated library programs with certified librarians can boost student achievement and cultivate a collaborative spirit within schools. School leaders who leverage these assets will realize what research has shown: Quality school library programs are powerful boosters of student achievement that can make important contributions to improving schools in general and, in particular, closing the achievement gap among our most vulnerable learners."
LANCE (2018)

sexta-feira, 29 de março de 2019

2 abril 2019



Celebra-se a 2 de abril o Dia Internacional do Livro Infantil. 
O cartaz português tem autoria de Abigail Ascenso, vencedora de uma Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração.
mensagem do International Board of Books for Young People (IBBY), este ano da responsabilidade da Lituânia, consta de um texto e cartaz do escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius.


http://www.pnl2027.gov.pt/np4/diainternacionalivroinfantil2019.html

domingo, 24 de março de 2019

Biblioteca inclusiva : a formação é essencial

dibujo de una cadena de accesibilidad

Está claro que as bibliotecas  não vão passar de não inclusivas a inclusivas da noite para o dia, mas está nas nossas mãos avançar na direção da acessibilidade . Mudar o chip significa pensar em cada uma das ações que fazemos todos os dias: um novo serviço, organizar uma atividade, fazer uma seleção de coleções de documentários, desenhar um panfleto de divulgação...
 
Se cada vez que um de nós, para realizar essas ações, parar um momento para pensar sobre como satisfazer as necessidades de grupos com deficiência estaremos a dar um passo para a acessibilidade e, assim, para a inclusão.
 
Antes de executar qualquer uma dessas ações, devemos considerar e responder a algumas perguntas:
  1. Quais os grupos com deficiências que podem ser de interesse? -> Utilizadores-alvo
  1. Pessoas cegas ou com baixa visão?
  1. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva?
  1. Pessoas com deficiências cognitivas?
  1. Como posso chegar até eles?
  1. Conheço as associações ou outras entidades na minha cidade ou área?
  1. Posso localizá-las?
  1. Como posso torná-lo/a mais acessível?
  1. Adaptando o folheto de divulgação? Letras grandes e com cores contrastadas? Leitura fácil? Áudio? Braille? Evitar imagens sem atributos? PDF acessível?...
  1. Interpretando a atividade em linguagem gestual?
  1. Que documentos posso oferecer para cobrir todas as necessidades de leitura e cultura?
  1. Leitura Fácil?
  1. Livros de áudio
  1. Livros em Leitura Fácil? Pictogramas? Língua de sinais?
  1. Filmes com audiodescrição?
 
A lista de perguntas pode ser muito mais ampla. Temos que parar um momento para refletir. Mas para isso, a formação é essencial . Essa é a única maneira de saber quais são as necessidades de leitura e acesso à informação ou ao prazer dos diferentes grupos com deficiência.
É inútil ter novas tecnologias na biblioteca se não soubermos a que grupos ela pode ser útil.

Susana Peix



Referência: Peix, V. (2019). Biblioteca inclusiva... ¿Por dónde empiezo? - BiblogTecariosBiblogTecarios. Retrieved 13 March 2019, from https://www.biblogtecarios.es/susanapeix/biblioteca-inclusiva-por-donde-empiezo-accesibilidad/