Gerir a coleção: os e-recursos. Documento da Secção da IFLA - Aquisição e desenvolvimento da coleção (e, pdf, por isso não precisamos de ter Ipad, Android ou Kindler...), 28.02.2012
New: “Key Issues for e-Resource Collection Development: A Guide for Libraries” (Full Text, Free) « INFOdocket
Reunir e poder voltar a ler materiais sobre ALFIN - Alfabetización Informacional, Literacia da Informação, Information Literacy. Desde 2008 To gather for later reading (again) materials on IL issues. Since 2008
sexta-feira, 9 de março de 2012
“Key Issues for e-Resource Collection Development: A Guide for Libraries” (Full Text, Free) « INFOdocket
Gerir a coleção: os e-recursos. Documento da Secção da IFLA - Aquisição e desenvolvimento da coleção (e, pdf, por isso não precisamos de ter Ipad, Android ou Kindler...), 28.02.2012
New: “Key Issues for e-Resource Collection Development: A Guide for Libraries” (Full Text, Free) « INFOdocket
New: “Key Issues for e-Resource Collection Development: A Guide for Libraries” (Full Text, Free) « INFOdocket
quinta-feira, 8 de março de 2012
Muda o pessoal da biblioteca escolar, o que é que muda na escola?
Um estudo fresquinho (EUA 2012), a ler com atenção. Uma das conclusões:
Acedido José Afonso Furtado
For the time being, what we know from this study and its predecessors is that the research on school librarians and their association with students’ test scores is remarkably consistent in its findings: regardless of how rich or poor a community is, students tend to perform better on reading tests where, and when, their library programs are in the hands of endorsed librarians. Furthermore, at schools where library programs gain or maintain an endorsed librarian when school budgets get tight, students tend to excel. At schools where library programs lose or never had an endorsed librarian, students suffer as a result.www.lrs.org/documents/closer_look/CO4_2012_Closer_Look_Report.pdf
Acedido José Afonso Furtado
Os jovens, a informação e a internet : o papel dos educadores
"Há um combate a travar pelos professores/educadores, no coração da educação para os media: ensinar os jovens a ter sentido crítico relativamente ao que encontram na internet; fazê-los ter consciência de que é preciso saber triar os dados que se encontram.
As evoluções recentes do motor de busca mais usado, Google, que personaliza os resultados desde 2009 (armazenando os históricos dos internautas) e que acaba de aí incluir a informação proveniente da vossa rede social tornam isto cada vez mais indispensável.
Deparam-se assim com um triplo desafio:
- destacar e fazer adquirir as bases do espírito crítico : seleccionar as informações, procurar, corrigir as eventuais contradições;
- fazê-los compreender que não se nasce a saber navegar (surfar) bem, a saber encontrar informações, tem de ser aprendido."
Primeiro de dois artigos publicados em Janeiro de 2008 (em francês no original)
presse à l'école » Les jeunes, l’information et Internet : un défi pour les enseignants
quarta-feira, 7 de março de 2012
EMMILE 2012, Milan-Italy. Presentation and full text
EMMILE 2012, Milano-Italia
View more PowerPoint from Maria Jose Vitorino
Full text:
Vitorino emmile milan 2012 text final
View more documents from Maria Jose Vitorino
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
Agir contra a iliteracia Se a iliteracia é sobretudo um fenómeno pós-escolar, as dificuldades encontradas desde muito cedo pelo aluno podem ...
-
A must Have Classroom Poster about Facebook bullying ~ Educational Technology and Mobile Learning