Pesquisar Search

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Evaluating Information Tutorial


Muito bom exemplo de um bom recurso.
Criado pela Biblioteca da Universidade de Leeds (UK) para ajudar os alunos a SABER AVALIAR os recursos que utilizam. Deveras simples e acessível, adequado a escolas secundárias.
Inclui uma Lista de Verificação que se pode imprimir.
Aceder aqui:

Evaluating Information Tutorial

Cheguei aqui pelas comunidades de práticas de profissionais de bibliotecas escolares, mais concertamente pela Lista de Difusão e Partilha da ECIS (associação de Escolas Internacionais).
A informação, partilhada por Anne Letain, colega suíça natural de uma cidade com un nome difícil, que trabalha na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, e que dela mesma diz que é "sessional instructor - UBC", num Forum designado "Librarians as teachers", que é parte da secção "Library and Information Science" do Moodle da ECIS - aberto a qualquer interessado, e que descobri graças à mão amiga da Angelina Pereira, há uns tempos.
A novidade, de facto muito útil, foi sugerida por... um dos alunos dela. Escreveu-a na lista hoje, pelas 6:12 da tarde, e cá estou eu (às7:25), noutro canto do mundo, a re-partilhá-la. Não consegui foi forças para traduzir...

Giro, não é?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Guia para educadores web

With the advent of the World Wide Web and the huge amount of information that is contained there, students need to be able to critically evaluate a Web page for authenticity, applicability, authorship, bias, and usability. The ability to critically evaluate information is an important skill in this information age.



To help you get started with this process with your students, I have designed a series of evaluation surveys, one each at the elementary, middle, and secondary school levels. The elementary, middle, and secondary surveys have been re-designed and updated in February of 2009. The virtual tour, blog, podcast, and teacher site evaluations have been added since 2005 and updated in 2009.

Kathy Schrocks



acedido por indicação de Lesley Farmer aqui http://www.csulb.edu/~lfarmer/infolitwebstyle.htm


Transliteracia e bibliotecas

Pensamento crítico & bibliotecas escolares

Without adequate media literacy training, kids will not succeed in a 21st-century workplace. The "old school" ways of communicating won't cut it; I've mastered those, and yet now spend each day re-learning how to communicate effectively in this new world order.



Students at many elite schools are learning critical 21st century skills while librarians are eliminated from budget-stressed school districts. The result is what a University College of London study called a "new divide," with students who have access to librarians "taking the prize of better grades" while those who don't have access to school librarians showing up at college beyond hope, having "already developed an ingrained coping behaviour: they have learned to 'get by' with Google."


Rede útil 2.0

Pode dar jeito...


Mundial e virtual

Conferência Library 2.011. Participação gratuita, 2-3 Novembro 2011


20 Julho Dia Internacional da Amizade


Em plena expansão de redes sociais, a palavra amigo desdobra-se em sentidos diferentes. Recordemos o motivo desta efeméride, que liga a amizade para todo o sempre ao espaço sideral e à... Lua!

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial da década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a Humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra.

Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. A comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarinho, acabou sendo adoptada em outras partes do mundo.

Comunidade virtual, recursos à mão

Promethean Planet é uma comunidade virtual, concebida especialmente para fornecer aos professores de todo o mundo, a habilidade de partilhar lições novas e inovadoras com outros educadores, aceder a uma ampla biblioteca de recursos pedagógicos, ou trocar opiniões com outros membros no nosso Fórum online.


Um caso que dá que pensar

O espólio de Artur Boal terá de sair do Brasil para se preservar (ver notícia).

Porque ganha esta aposta uma Universidade norteamericana? Como confia em dois especialistas para tratar o acervo, e lhes paga para tal? Se tal nos parecer estranho e inusitado, é porque a Cultura entre nós não conseguiu ainda letra maiúscula. Ainda, digo eu que sou optimista.

Quanto ao caso concreto de Artur Boal, este criador está também muito ligado a Portugal e ao seu Teatro. Universidades portuguesas com cursos na área do Teatro, Bibliotecas com missão na Arte, será possível cooperarem nesta operação pela Memória?


CDU explicada em video para bibliotecas escolares


Pela biblioteca escolar de Ponte de Sor (colega Natália Pina), nos idos de 2008, repescado através do blog do Plano Nacional de Leitura

Ler em voz alta ajuda memorizar

" o melhor desempenho no caso da leitura pelo próprio aluno em voz alta decorre do fato de, além de haver o estímulo visual, ocorrer a utilização do estímulo auditivo, que reforça os processos de integração e evocação do texto lido. " (2010)


domingo, 17 de julho de 2011