terça-feira, 27 de março de 2018

Por maior Literacia - IFLA, IBBY, ILA

literacy-image

A IFLA junta forças com o International Board on Books for Young People (IBBY) e a International Literacy Association (ILA), amanhã, 28 de Março de 2018 em Bolonha, Itália e assina conjuntamente um Memorandum de Entendimento (MoU) para trabalharem pelo aumento dos níveis de literacia para 100%, em todo o mundo.
O MoU reforça o compromisso das 3 organizações globais, e a promessa e partilha de conhecimento, trabalho conjunto, e participação nos respetivos congressos para sublinhar a importância da leitura e do acesso a informação, encontrando formas práticas de o tornar uma realidade. As signatárias acreditam que todos devem ser capazes de ler e de aceder a informação, o que corresponde a ferramentas essenciais para a vida quotidiana numa sociedade moderna, seja em papel seja bum écran. Alcançando todas as crianças, despertando a sua paixão pela leitura e pela descoberta do conhecimento mundial, construimos um futuro melhor para todos.

IFLA Secretary General, Gerald Leitner:
Universal literacy remains one of the great challenges of our time. Truly sustainable, bottom-up development depends on everyone having the ability to read and engage with information. In signing this memorandum with IBBY and ILA, I look forward to continuing a partnership that is making a real difference for people and communities around the world.

Wally de Doncker, President of IBBY:
All our members approve the introduction of a formal commitment to the principles of the International Convention on the Rights of the Child (1990). It is our responsibility to uphold these rights, as they reflect to seek, receive and impart information and to the elimination of ignorance and illiteracy

Douglas Fisher, President of the ILA Board of Directors:
ILA views literacy as a fundamental, inalienable human right. This Memorandum reaffirms our collective commitment to our shared goal of literacy for all. We look forward to strengthening the partnership between our organizations

A assinatura do Memorandum acontece durante a 55ª Feira do Livro Para Crianças de Bolonha

Ler mais sobre o tema nas páginas da IFLA: library development pages

Aqui, importa a ideia e a equipa - dos 13 aos 18 anos. Não as notas. Candidata-te – Projeto P80

 
As candidaturas ao Projeto 80 abriram no dia 1 de dezembro 2017, e, podem ser submetidas até 31 de maio de 2018, preenchendo o formulário de candidatura disponível no site: http://projeto80.pt/, onde se disponibilizam todas as informações.Candidata-te – Projeto P80

segunda-feira, 26 de março de 2018

Reinventar a educação para enfrentar o futuro

Um video a escutar... (ver link em baixo). Dá jeito saber fazê-lo, não é?

Jogo, paixão e objetivo - desenvolvemos isto nos jovens, sem medo, ou estaremos a prepará-los mal.



Reinventar a educação para enfrentar o futuro

Las cinco leyes de la Biblioteconomía en una interpretación actual



Las 5 leyes de la Biblioteconomía de Ranganathan en la actualidad y su relación con los derechos humanos

Las cinco leyes de la Biblioteconomía de RanganathanUna interpretación actualSus relaciones con los derechos humanos
Los libros son para su uso.El conocimiento es para uso ético.Garantizar el acceso abierto a la información y al conocimiento.
Cada lector su libro.Todo uso del conocimiento para adquirir sabiduría y crear nuevos conocimientos.Todos deben tener libertad de acceso a la información y al conocimiento.
Cada libro su lector.Todo conocimiento su usuario.Las personas (mujeres y hombres de todas las edades) tienen derecho a una información y un conocimiento diverso e inclusivo.
Ahorre tiempo al lector.Mejorar el bienestar del usuario del conocimiento.Las personas tienen el derecho al desarrollo humano gracias al acceso a la información y al conocimiento.
La biblioteca es un organismo en crecimiento.El conocimiento es dinámico, cada vez mayor.Las personas tienen derecho a probar, analizar y aprovechar la información y el conocimiento existentes para crear nueva información y conocimiento.


Las cinco leyes de la Biblioteconomía en una interpretación actual

Professora de Artes vence o ‘Nobel da Educação’ de 2018

 

"Andria leciona na Alperton Community School, escola de ensino médio no distrito de Brent, em Londres (Inglaterra), um dos lugares mais etnicamente diversos do Reino Unido. Em sua escola são faladas 35 línguas. Seus alunos vêm de famílias pobres e expostas à violência de gangues locais. “[Brent] É uma comunidade em que muitos estudantes passam por dificuldades financeiras. Eles têm uma vida muito difícil e moram em lares habitados por uma grande quantidade de pessoas. Não conseguem se alimentar direito porque suas lancheiras chegam vazias”, explica Andria. “Esses desafios fazem com que eles pareçam personagens saídos das páginas de livros de Charles Dickens, e não o Reino Unido do século 21. Ainda assim é incrível ver que por mais problemas que enfrentem em casa, eles fizeram da nossa escola o lugar deles. Posso dizer que se nossa escola abrisse às 6 horas da manhã haveria uma fila de crianças querendo entrar às 5 horas. Isso mostra como elas são incríveis”.



Professora de Artes vence o ‘Nobel da Educação’ de 2018