Como se chega ao logotipo do projeto 365DiasLeitura (Viseu, 2021), de que a Laredo Associação Cultural é parceira. Desenho original de Miguel Horta, design de Ana Rosa Assunção.
Apresentação dia 8 maio 2021, 14.30, em linha a partir da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, Viseu. Inscrições e informação : 365diasleitura@gmail.com
Viseu vai ter bibliotecas digitais para incentivar a leitura
O projeto “365 Dias de Leitura” vai disponibilizar livros digitais em vários locais de Viseu, seja um jardim ou uma central de transportes, o hall de um hotel ou a sala de espera de um cabeleireiro. O processo para sugerir espaços e os acervos vai começar agora.
A partir de dia 1 de agosto, Viseu acolhe o projeto “365 Dias de Leitura”, que consiste em disponibilizar bibliotecas digitais comunitárias em vários espaços de Viseu, que podem estar no centro histórico, em instituições de intervenção social e cultural e outras entidades que venham a solicitá-lo à organização.
O processo de escolha desses locais e as obras que vão integrar cada uma das bibliotecas móveis inicia-se no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, e apela à participação da comunidade viseense e não só!
A partir de uma ideia de Cláudia Sousa, o projeto “365 Dias de Leitura”, financiado pelo Viseu Cultura 2021, Linha Programar, vai permitir, até ao final do ano, o acesso gratuito a mais de 300 livros, através de 15 leitores digitais, específicos para este tipo de leitura.
Associado ao efeito surpresa de encontrar estas pequenas bibliotecas em espaços que podem variar desde um jardim à central de camionagem, de um hotel a um cabeleireiro, passando por um café ou uma associação,”365 Dias de Leitura“ pretende dar valor, promover e investir no livro e na leitura, nas pessoas e na comunidade.
Ao diversificar os espaços de acesso à leitura, ”365 Dias de Leitura“ pretende contribuir, ainda, para a revitalização, dinamização e sustentabilidade das zonas de interesse patrimonial, motivando a deslocação e o encontro nos locais onde estarão disponíveis, gratuitamente, equipamentos leitores e livros digitais.
Para lá de acrescentar uma oferta cultural diferente e constante,”365 Dias de Leitura“ propõe-se ser acessível a todos, incluindo pessoas cegas e de baixa visão. Cláudia Sousa, profissional de Viseu com trabalho na área da divulgação do livro e da leitura, destaca nesta iniciativa a importância da leitura, quaisquer que sejam os suportes.