Pesquisar Search

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pois, antípodas...

“The fact that the Arts curriculum is the second to be developed, after the foundation subjects of maths, science, English and history, demonstrates the Gillard Government’s commitment to fostering creativity and recognising that the Arts are at the centre of our way of life.”


Pois, antípodas...

“The fact that the Arts curriculum is the second to be developed, after the foundation subjects of maths, science, English and history, demonstrates the Gillard Government’s commitment to fostering creativity and recognising that the Arts are at the centre of our way of life.”


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aprendizagem invisível



De vez em quanto há conceitos que estimulam. Saiu agora pela mão da Universidade de Barcelona a tradução espanhola do livro Invisible Learning, de Cristóbal Cobo and John Moravec. O pormenor é da capa.
Um cheirinho pelo Google Preview aqui
"Invisible Learning does not propose a theory, but rather establishes a metatheory capable of integrating different ideas and perspectives." (do abstract em inglês)
Interessante a distinção entre aprender fora da sala de aula (na biblioteca, no museu, no estádio, no teatro, no cinema, na rua... nas redes sociais...) e e-learning (ensino a distância). Repensar o formal e o informal nos itinerários em/por que se aprende, precisa-se.
O ebook será pago até cobrir os custos da produção, passando depois a gratuito, asseguram os editores e os autores. Valha-nos isso!

Outubro 2011, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Já havia o Dia Internacional das BIbliotecas Escolares, mas desde 2008 passou a haver um Mês Internacional - Outubro, escolhido pela Direcção da IASL. Este ano, o lema (ainda sem tradução portuguesa) é School Libraries Empower Learners for Life, e Marie O'Brien coordenará o ISLM. Nowebsite da IASL há uma secção dedicada à partilha das iniciativas que por todo o mundo se forem fazendo. Haja proactividade e imaginação!


Para que serve ter um bibliotecário à mão?

"(...) students rarely ask librarians for help, even when they need it. The idea of a librarian as an academic expert who is available to talk about assignments and hold their hands through the research process is, in fact, foreign to most students. Those who even have the word “librarian” in their vocabularies often think library staff are only good for pointing to different sections of the stacks."


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Museus e galerias de arte podem usar as redes sociais

" The Christchurch Art Gallery has been closed to the public since the big February earthquake. That prompted the gallery staff to utilize their blog more, to keep the art gallery 'open' at least in an online way."



Via http://www.readwriteweb.com/archives/how_art_museums_galleries_can_use_social_media.php



E mesmo se não houver catástrofes, os museus podem abrir portas online 24/7. Ou não?