Tenho tentado seguir um curso deveras interessante do Laboratório Emília (Brasil), sobre Infância e Leituras.
Na última semana, tratou-se dos critérios de selecção de títulos a comprar e usar. O Video com a fala de Chimamanda contra a história única deveria ser entranhado por todos nós, e usado de cada vez que alguém despreza o valor das bibliotecas e das suas coleções diversas, plurais, numerosas e acessíveis. Físicas e digitais.
Partilho:
Para fechar a nossa última semana de curso, escolhemos alguns aspectos que consideramos chave para um bom trabalho de seleção:Fonte: https://moodle.laboratorioemilia.com/mod/page/view.php?id=66&forceview=1
- Constância nas leituras: o mediador adulto deve ser paciente e generoso, ele está educando uma criança a uma prática que esta desconhece e que exige pré-requisitos que devem ser incorporados.
- Pensar sempre que o pequeno leitor está construindo seu repertório de referências, e, quanto mais diversas estas forem, quanto maiores as ofertas de possibilidades, mais riqueza estes leitores terão à sua disposição.
- Não menosprezar nunca a capacidade de entendimento das crianças, elas vão sempre dar conta das leituras de acordo com a sua maturidade e entorno de vida.
- Conhecer os leitores, escutá-los atentamente e aprender com eles.
- Ler muito para poder avaliar e escolher melhor.
- Leituras se discutem, a possibilidade de discussão em torno dos livros cria um espaço de argumentação e reflexão único.
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