Pesquisar Search

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Manual de alfabetização em Internet do Consejo de Europa | Universo Abierto

internet-literacy-handbook
1ª ed. 2003, 2ª ed. 2017

O mundo da Internet mudou muito desde a primeira publicação deste Manual, em 2003. Aumentou o número de utilizadores, que são cada vez mais jovens. Evoluíram as formas como as pessoas usam a Internet, mudou aquilo que procuram, emergem da noite para o dia novos obstáculos - por exemplo, na segurança pessoal.
Esta nova edição atenta à multiplicidade das transformações, sempre com o mesmo objetivo do Manual: oferecer a famílias, educadores e responsáveis pelas políticas suficientes conhecimentos técnicos suficientes para que possam navegar, com os jovens, através das tecnologias.
A nova edição alarga o âmbito das fichas informativas que ancoram conceitos "novos" de cidadania digital e paternidade digital. Inclui 26 fichas organizadas em 6 áreas temáticas, entre as quais uma dedicada especificamente a "Encarando o futuro" da Internet. O Manual está construído para ser fácil de usar, e útil, como se ilustra na ficha "Encontrar informação de qualidade na Web". Também está disponível em linha, podendo ser descarregado na totalidade ou separadamente, por cada ficha.


Richardson, J., E. Milovidov, et al. [e-Book] Internet literacy handbook. Estrasburgo, Council of Europe, 2017.
Texto completo, para descarregar: inglêsfrancês
Fonte acedida via Universo Abierto : blog da biblioteca de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca. Manual de alfabetización en Internet del Consejo de Europa | Universo Abierto

Sem comentários: