Pesquisar Search

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Vai haver 1 auxiliar em cada sala do pré-escolar

Tiago Brandão Rodrigues assegurou que ainda este ano serão contratados 1500 novos profissionais. Só não precisou a partir de que data é que estarão nas escolas. Vão somar-se a outros 500 no próximo ano letivo. A prioridade será dada ao acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais e ao ensino pré-escolar, afirmou.
Um anúncio que anima e nos obriga a proatividade, a todos e todas que compõe a "aldeia " que crua tidas as crianças, sejam ou não da nossa família direta.
Aguardemos divulgação dos concursos públicos, externos, para vermos quantos postos de trabalho são criados.

O pré-escolar está a ser alargado aos 3 anos de idade. A gestão do pessoal não docente no pré-escolar público compete já às autarquias - esperemos que os candidatos e as candidatas às autarquias na campanha eleitoral em curso se pronunciem sobre isto, e sejam interpelados sobre o assunto.
Por outro lado, esperemos que a formação destes profissionais, tão importantes num momento decisivo da educação das futuros habitantes dos nossos territórios, seja acautelada devidamente, e em coerência com o perfil do aluno aprovado pelo atual Governo, a Constituição da República, a Declaração dos Direitos Humanos. Sendo mais que colocações efémeras por alguns meses, como é direito das crianças, esta medida permitirá aumentar a estabilidade e a eficácia das respostas educativas - mantendo pelo menos uma pessoa adulta com continuidade durante 2 ou 3 anos nas salas dos mais pequeninos...
A precariedade dos vínculos laborais prejudica sempre a qualidade do serviço que se presta, mas isso é economia (arte de desenvolver riqueza) não cabe nos indicadores de tesouraria. Riqueza, para cada vez mais habitantes do planeta Terra, não é lucro de alguns nos cofres bancários, mas sustentabilidade de um futuro mais digno, mais feliz e mais livre para toda a gente.
Por isso as regiões que têm nos seus residentes maiores fortunas monetárias são quase sempre países onde há mais fome, miséria, guerra, tristeza e luto. Pobreza.
Isto anda tudo ligado.

Vai haver um auxiliar em cada sala do pré-escolar: No próximo ano letivo, haverá um auxiliar de educação em cada sala do ensino pré-escolar, assegurou esta quarta-feira o ministro da Educação, no agrupamento de escolas de Padrão da Légua, Matosinhos.

Sem comentários: