Espera-se que os profissionais de bibliotecas -e também os das bibliotecas escolares! - tenham competências do séc. XXI, em que a internet faz parte do nosso quotidiano. Mas quais? Eis algumas indicações (adaptadas de uma conferência de Fev. 2014 partilhada por David Lee King)
- As competências habituais do "bibliotecário furioso" (estas e outras de que nos lembremos). Pesquisar, aconselhar os leitores, estudar e investigar, etc. Estas competências "tradicionais" são muito úteis nos contextos modernos online.
- Competências para lidar com a Web e as redes socais. Ser um utilizador final experimentado. Não é fácil ser um perito em pesquisa no Google se não se conhecerem realmente todos os truques e recantos do Google. E há bibliotecários que realmente não estão à vontade para, por exemplo, usar motores de busca básicos, e na web muito menos . A mesma coisa vale para as ferramentas das redes sociais e dos media na internet - nunca conseguiremos gerir uma conta da biblioteca no Twitter se realmente não "apanhamos bem" o Twitter.
- Competências de escrita. Muitos de nós aprendemos a escrever, e como o fazer, na escola.Most of us Desgraçadamente, aprendemos a saber escrever cartas comerciais e ensaios académicos. Mas afinal não é assim que temos de escrever na web, precisamos de saber usar um estilo de escrita coloquial. Se quisermos ter leitores que adiram rapidamente ao nosso conteúdo, temos de dominar a escrita para o pequeno écran do tablet e do smartphone: pensar sinteticamente, criar títulos fortes, criar conteúdos interativos, produzir conteúdos acessíveis em écran táctil, ser coloquial na escrita (escrever como se estivesse a falar).
- Competências de fotografia e video. Os meios de comunicação atuais são muito visuais. Basta dar uma volta por Twitter, Facebook, Pinterest, Instagram, Snapchat, Slideshare, Vine, Flickr, Youtube, Vimeo, etc. Todos incluem fotografias e videos. O que significa que VOCÊ tem de ser capaz de criar fotografias e videos que possam comunicar rapidamente com a audiência nas redes da vossa organização.
- Trabalho em rede (networking). Meios de comunicação social na we e redes socais SÃO trbalho em rede. O bibliotecário de hoje tem de ser bom a falar para a multidão - online e face a face.
- Marketing & promoção. Partilhar as atividades e serviços interessantes da nossa biblioteca faz é parte dos nossos deveres nas redes sociais e no meios de comunicação na web.
Adaptado daqui: Social Media Skills for Librarians | David Lee King
Sem comentários:
Enviar um comentário