segunda-feira, 16 de março de 2015

Leitura, bibliotecas, escolas


Room to read é um projeto desenvolvido em 6 países africanos e asiáticos em escolas e bibliotecas escolares, envolvendo bibliotecários, professores, gestores de escolas, famílias e comunidades. Publicou agora os resultados da avaliação externa conduzida com o apoio da Fundação Gates.

As principais perguntas para que se procuraram respostas com esta avaliação foram
  • Does having a library help make a child more likely to read for pleasure at school? 
  • And what about at home? 
  • Does having a library impact a child’s attitude towards reading? 
Vale a pena ler, são poucas páginas, e destacar algumas conclusões, tais como esta, que nos lembram que a transformação é muito mais eficaz feita a partir de dentro, e que trabalhar pela leitura das crianças passa por trabalhar com elas mas também, e sempre, com os adultos que as acompanham diariamente:
:
"A closer look revealed that training staff within the schools to manage the library instead of training external library managers proved to be far more impactful. "

Sem comentários: