Pesquisar Search

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estudos indicam que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação cresceu mais do dobro nos últimos cinco anos

"Quanto aos dados sobre utilização de TIC obtidos pelo PISA da OCDE, relativos a 2009, destaca-se que, entre os 25 países da UE na OCDE considerados, Portugal é primeiro no que se refere aos alunos que usam correio electrónico em casa para comunicar com colegas sobre trabalhos escolares (54 por cento), muito acima da média dos 25 países da OCDE considerados (34 por cento).



Esta população afirma conseguir criar uma base de dados com computador muito bem e sem ajuda (46 por cento), muito acima da média (27 por cento); afirma conseguir criar uma apresentação com computador muito bem e sem ajuda (90 por cento), mais 55 por cento do que nove anos antes, e muito acima da média (71 por cento).



Este primeiro lugar verifica-se em ambos os sexos, entre alunos do nível socioeconómico e cultural mais elevado (quartil superior) e entre alunos do nível socioeconómico e cultural mais baixo (quartil inferior)."





De 2002 a 2011, um salto enorme. Eu sei: eu estive lá, nas bibliotecas escolares (com TIC!) desse país de que agora ninguém fala, o do sucesso educativo de tanta gente, que tantos outros fazem de conta ignorar, pelo conforto do discurso simplista da catástrofe. Ou não?


Sem comentários: