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domingo, 1 de maio de 2011

RBEP

A REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DO PORTO COMO COMUNIDADE DE PRÁTICA E A IDENTIDADE DOS PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO



"Concluiu-se que a comunidade de prática RBEP tem impacto nos professores bibliotecários e contribui para melhorar as bibliotecas escolares. Os dados permitiram afirmar que a prática partilhada na plataforma da Internet promove a aprendizagem ao longo da vida e permite adquirir conhecimentos na área das bibliotecas escolares. A maioria dos professores bibliotecários consideraram que a pertença à comunidade aumentou as suas competências profissionais e todos manifestaram o desejo de permanecer na rede.
Salienta-se que a identidade do professor bibliotecário é híbrida (docente e bibliotecário) e que o facto de pertencer à RBEP lhe proporciona benefícios na formação pessoal, com vista a um melhor desempenho na sua biblioteca, assim como satisfação e realização profissional, o que o leva a pretender dar continuidade à sua função. Concluiu-se, ainda, sobre a importância de iniciativas desta natureza e sobre a necessidade de haver um ou mais coordenadores a liderarem a rede."

in Poster apresentado nos próximos dias 4 e 5 de Maio, no Porto, no I Encontro Internacional 'Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação'. [V. Programa aqui], por Natividade Santos e Amélia Lopes.

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