quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O papel dos clubes de leitura na formação de professores - alcameh

        
  "Também o clube de leitura contribui para superar a oposição entre o impresso e o digital na experiência leitora dos seus membros, nomeadamente fomentando a criação de um espaço letrado híbrido, que potencia uma comunicação horizontal (e não já num eixo vertical) e, por isso, uma nova consciência de cidadania, a qual se pode consubstanciar na produção de epitextos virtuais públicos no seio da comunidade constituída pelos membros do clube. A opção pelo grupo de Facebook, além da produção de epitextos virtuais públicos, permite que sejam partilhadas oportunidades de leitura hipertextual, relevantes para a educação literária de um leitor que se quer eclético e híbrido, com desempenhos adequados no que respeita a compreensão inferencial e crítica, ampliação de estratégias de metacompreensão leitora e gestão integrada de multi-literacias (nomeadamente no que toca à fiabilidade da informação). 
Além do mais, a experiência do clube de leitura adivinha-se pertinente para a futura atividade docente dos estudantes enquanto formadores de leitores, isto é, enquanto mediadores de itinerários de leituras experientes na caminhada ao longo desses itinerários. Esta experiência, aliás, permite desenvolver um ecossistema de leitura relevante e entendido como pertinente por todos os envolvidos ao longo da licenciatura, depois de concluído Português II, nomeadamente em disciplinas de Literacia e formação de leitores e Literatura Infantojuvenil, respetivamente quarto e quinto semestres da licenciatura. 
Em conclusão, diferentes itinerários de leitura desaguam num mar que se quer rico de potencialidades na formação de futuros professores de crianças dos 0 aos 12 anos. Estando numa fase inicial deste percurso, impõe-se num futuro próximo avaliar processos e resultados." 
Maria do Sameiro Pedro (2020)




O papel dos clubes de leitura na formação de professores - alcameh

Sem comentários: