
Infografia com indicadores de 15 situações de utilização (casos do dia a dia) de recursos em contexto educativo. Inclui o indicador comparativo em três níveis e entre 15 países europeus.
Muito interessante: não fala só de escolas e de educação formal, mas refre ainda educação não formal, museus, bibliotecas, organizações não governamentais ONG.
A Communia, coerente com os seus princípios, declara este recurso Domínio Público (Public Domain): podemos usar sem medos! E mais, podemos sempre ir ao seu site e saber mais sobre Direitos de Autor e Educação (tudo em língua inglesa... mas deveras interessante).
Esta infografia, em língua inglesa embora de autores de nome português (Teresa Nobre e André Rocha) é muito útil e permite-nos, se conseguirmos ler detalhadamente cada segmento, confirmar que em Portugal há práticas correntes nas aulas que serão ilegais...
Ex. projetar e comentar um filme em écran a partir de um dvd, ou de um video online (permitido em 60% dos países da UE, o nosso não está entre esses...). Se for um segmento do filme, já é permitido... Ah, e verifiquei: também o autorizam a enviar por email aos estudantes - e vivam as plataformas online e o negócio de quem as fornece! Conversar cara a cara e nas aulas é que não : usem o facebook!
Cosias que não fazem mesmo sentido, a não ser para propiciar rendas a fiscais. A educação, em países que levam a sério o desenvolvimento (e por isso levam a sério cultura e educação) foi sempre uma excepção em termos de direitos de autor, porque muitos autores consideram e bem que se não foram promovidos e divulgados pela educação, desaparecem, pois serão esquecidos. Claro que para isso é preciso ver mais longe, como nos países (60%) que autorizam estas práticas
Infografia direitos de autor - Educação
Sem comentários:
Enviar um comentário