AS
5 FLUÊNCIAS PRINCIPAIS DA APRENDIZAGEM NO SÉC. XXI
Outubro
29, 2014
Hoje
quero partilhar convosco esta fantástica leitura com que me deparei
no Global
Citizen Education.
O título do artigo é 21st
Century Fluencies. Baseia-se
sobretudo no livro de Crockett e outros, Literacy
is Not Enough.
O
principal argumento deste texto é o de que as fluências do século
XXI são competências processuais de que os estudantes necessitam
para singrarem num mundo em rápida mudança. Estas competências
processuais incluem coisas como pensamento crítico, resolução de
problemas, criatividade, inovação, para só mencionar algumas. As
fluências do século XXI”, como nos dizem os seus autores, “não
tratam de hardware, são sobretudo headware (menteware) e heartware
(coraçãoware).”
Fonte
da imagem: http://goo.gl/GJKHzD
|
O
artigo aprofunda as cinco principais fluências. Eis uma breve
síntese de cada uma delas. Podem encontrar uma análise mais
detalhada de cada uma delas no texto
original.
"Fluência
na Solução é a capacidade de pensar de forma criativa para
resolver problemas em tempo real, definindo com clareza o problema,
desenhando uma solução apropriada, concretizando a solução e,
então, avaliando o processo e o resultado.”
Fluência
Criativa é o processo pelo qual a proficiência artística adiciona
significado através do design, da arte, e da narração de
histórias. Tem a ver com o uso do design inovador para acrescentar
valor à função de um produto através da sua forma.
"Fluência
na Colaboração é uma perícia do trabalho em equipa que atingiu,
no inconsciente, a capacidade de trabalhar de modo cooperativo com
parceiros virtuais e reais em ambiente online, para resolver
problemas e para criar produtos originais.”
"
Há dois componentes na Fluência nos Media. Em primeiro lugar, a
capacidade de olhar de forma analítica para qualquer comunicação
para interpretar a mensagem real, e para avaliar a eficácia do
mediumk escolhido. Em segundo lugar, criar comunicações originais
alinhando a mensagem e a audiência através do medium mais adequado
e efetivo.”
“Fluência
de Informação é a capacidade de, inconsciente e intuitivamente,
interpretar informação em todas as formas e formatos, de modo a
conseguir extrair o conhecimento essencial, autenticá-lo, e perceber
o seu sentido e a sua significação.”
Fonte:Blog Educational Technology and Mobile Learning
Trad. de inglês para
português Maria José Vitorino 2014.11.04
Sem comentários:
Enviar um comentário