sexta-feira, 12 de março de 2021

Cantando espalharei por toda a parte by Biblioteca ESA on Genially

Cantando espalharei por toda a parte by Biblioteca ESA on Genially

Uma estante de poemas cantados, para celebrar a semana da leitura, criada por Jorge Brandão, professor bibliotecário e coordenador da biblioteca da Escola Secundária de Amares. Desfrutemos! (via
Manuela Barreto Nunes
)

La Década Digital de Europa: objetivos digitales para 2030 | Universo Abierto




Década Digital da Europa: objetivos digitais para 2030 . Comissão Europeia, 2021

Texto completo

A Europa aspira a capacitar empresas e indivíduos para um futuro digital sustentável, mais próspero e centrado no ser humano.

Em 9 de março de 2021, a Comissão apresentou uma visão e caminhos para a transformação digital da Europa até 2030. Esta visão da Década Digital da UE desenvolve-se em torno de quatro pontos cardeais:

Capacidades

  • Especialistas em TIC: 20 milhões  + convergência de género
  • Habilidades digitais básicas:  mínimo de 80% da população

Infraestruturas digitais seguras e sustentáveis

  • Conectividade:  Gigabit para todos, 5G em qualquer lugar
  • Semicondutores de ponta:  dobrando a participação da UE na produção global
  • Dados: Edge e Cloud:  10.000 nós de fronteira de alta segurança, neutros para o clima
  • Computação:  primeiro computador com aceleração quântica

Transformação digital de empresas

  • Assimilação de tecnologia:  uso de nuvem, IA e big data por 75% das empresas na UE
  • Inovadores: aumento  da expansão de startups e financiamento para dobrar os unicórnios na UE
  • Usuários tardios:  mais de 90% das PMEs atingem pelo menos um nível básico de intensidade digital

Digitalização de serviços públicos

  • Principais serviços públicos:  100% online
  • Saúde eletrônica:  disponibilidade de 100% dos prontuários
  • Identidade digital:  uso de identificação digital por 80% dos cidadãos

Estas quatro áreas fazem parte da 'Bússola Digital' da Europa, que traduzirá as ambições digitais da UE até 2030 em termos concretos através de:

  • metas e marcos essenciais
  • uma forte estrutura de governança conjunta, incluindo um sistema de monitoramento para determinar sucessos e lacunas
  • projetos multinacionais que combinam investimentos da UE, dos Estados-Membros e do setor privado

terça-feira, 9 de março de 2021

Even Older Kids Should Have Time to Read in Class | Edutopia



If the goal is to develop lifelong readers, students need time in class to practice—and learn to enjoy—reading.

It’s a shift that Pryle, who is an author and last year’s Pennsylvania Teacher of the Year, believes reinforces what many educators already know: if we want students to read—perhaps even grow to love reading—time for in-class reading needs to be prioritized in the school day. Far from being a waste of time, and in spite of intense pressures on teachers to meet academic requirements, when schools make the shift to incorporate in-class reading time, it can have a powerful, long-term impact on students’ reading and writing skills.

Literacy experts like Kelly Gallagher, author of Readicide: How Schools Are Killing Reading and What You Can Do About It, have been hammering away at this issue for some time. “There are not enough books in schools,” says Gallagher, sounding a familiar refrain. “There’s not enough choice of books in schools. And there’s not enough time for kids to read in school. Those factors have to change.”

To nurture a love of reading, students also need guidance learning how to find a wide variety of books they might like; exercises that teach them how to engage and think deeply about what they’re reading, at least sometimes; and plenty of low-stakes opportunities for reflection that reduce the pressure students feel around reading, removing it from the stressful realm of more homework and grading.


Even Older Kids Should Have Time to Read in Class | Edutopia