sábado, 26 de setembro de 2020

International Publishers Association - Spotlight shines on Portuguese and Brazilian children’s books to highlight sustainability and equality through new SDG book Club

International Publishers Association - Spotlight shines on Portuguese and Brazilian children’s books to highlight sustainability and equality through new SDG book Club

Ler a cidade - 8 podcasts para passear e aprender

© FG+SG Fotografia de Arquitectura
O Open House Lisboa 2020 tem um formato adaptado às restrições desta fase de pandemia, numa edição onde não está incluída a visita a espaços e a entrada em apartamentos, museus ou casas privadas. Assim, convidamos a serpentear por Lisboa de forma independente e segura, através de passeios sonoros narrados na 1ª pessoa por oito personalidades de diferentes áreas da cultura.
Ao descarregar os oito podcasts ou optar pela versão em streaming, o seu telemóvel ou dispositivo electrónico acompanham esta viagem sonora de inegável riqueza e diversidade. De mãos dadas com vozes únicas, este Open House Lisboa sugere formas singulares de ouvir, ver, sentir e viver o espaço público de Lisboa.
Com uma duração que varia entre os 21 e 71 minutos, estes passeios sonoros estão disponíveis na plataforma Soundcloud e nas aplicações habituais para Iphone a Android. Se usar o Spotify, pesquise nos podcasts por Open House Lisboa. No seu telemóvel pode ainda pesquisar na aplicação de podcasts que costuma utilizar.
Em 2020, o Open House Lisboa convida a sair de casa e não inclui qualquer visita a espaços.
Partilhe a sua experiência no instagram #openhouselisboa2020


Open House Lisboa

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Ler - Questões Prévias



Da nova Plataforma do PNL



3. O que é a literacia? 
Não precisamos de considerar especificamente a escrita alfabética para perceber o que é a literacia. Cerca de metade da população mundial vive em países que não utilizam o alfabeto para as suas línguas. A palavra literacia é traduzida do inglês literacy. Chega ao inglês a partir do francês medieval mas na realidade é de origem latina.
Então o que é literacia? Cada vez mais utilizada, a palavra designa a capacidade de ler e escrever, geralmente de ler e escrever bem
Porque se atribuiu tanta importância à literacia? Porque não basta saber ler e escrever. Ler e escrever são, respetivamente, instrumentos de aquisição e transmissão de conhecimento.
Ler não é só encontrar a expressão oral que corresponde à expressão escrita. É também compreender o que está escrito, avaliá-lo criticamente. E a partir daí pensar de maneira talvez diferente e inovadora, criativa.
Escrever não é só pôr no papel o que se ouve ou se sabe. Pode também ser transmitir por escrito o que se vai construindo como argumentação, ou como narrativa num estilo ilustrativo e belo que toca os seus leitores na sua mais profunda inteligência ou mais estética sensibilidade.
Não menos importantes são o pensar letrado e o sentir letrado que transformam a nossa vida mental e também as nossas capacidades cognitivas e a nossa vivência afetiva. Por isso, não devemos querer apenas que todos aprendam a ler e escrever. Devemos querer que todos utilizem essa capacidade para virem a ser sujeitos de literacia, isto é, letrados.
4. Que relações existem entre a linguagem – a leitura e a escrita – e a literacia? 
A capacidade de linguagem é uma condição necessária da aquisição das habilidades de leitura e escrita, mas a linguagem oral não é indispensável.
As crianças surdas-mudas podem desenvolver boas habilidades de leitura e escrita. Podem ser consideradas letradas se a “leitura” labial for combinada desde a infância com um sistema de indexação que resolve as ambiguidades inerentes a esse tipo de informação. O mesmo pode acontecer nas crianças surdas-mudas que desenvolvem uma perceção normal da fala sem poderem articulá-la.
As deficiências auditivas ou articulatórias precoces não devem ser tomadas como um obstáculo à literacia. Não seria justo privar essas crianças das modalidades de comunicação que lhes permitem vir a ser tão letradas como as crianças sem tais deficiências. O exercício das habilidades de leitura e escrita alimenta a literacia enquanto saber e, de maneira mais geral, a riqueza cognitiva e cultural." in Ler - Questões Prévias (2020)

O papel dos clubes de leitura na formação de professores - alcameh

        
  "Também o clube de leitura contribui para superar a oposição entre o impresso e o digital na experiência leitora dos seus membros, nomeadamente fomentando a criação de um espaço letrado híbrido, que potencia uma comunicação horizontal (e não já num eixo vertical) e, por isso, uma nova consciência de cidadania, a qual se pode consubstanciar na produção de epitextos virtuais públicos no seio da comunidade constituída pelos membros do clube. A opção pelo grupo de Facebook, além da produção de epitextos virtuais públicos, permite que sejam partilhadas oportunidades de leitura hipertextual, relevantes para a educação literária de um leitor que se quer eclético e híbrido, com desempenhos adequados no que respeita a compreensão inferencial e crítica, ampliação de estratégias de metacompreensão leitora e gestão integrada de multi-literacias (nomeadamente no que toca à fiabilidade da informação). 
Além do mais, a experiência do clube de leitura adivinha-se pertinente para a futura atividade docente dos estudantes enquanto formadores de leitores, isto é, enquanto mediadores de itinerários de leituras experientes na caminhada ao longo desses itinerários. Esta experiência, aliás, permite desenvolver um ecossistema de leitura relevante e entendido como pertinente por todos os envolvidos ao longo da licenciatura, depois de concluído Português II, nomeadamente em disciplinas de Literacia e formação de leitores e Literatura Infantojuvenil, respetivamente quarto e quinto semestres da licenciatura. 
Em conclusão, diferentes itinerários de leitura desaguam num mar que se quer rico de potencialidades na formação de futuros professores de crianças dos 0 aos 12 anos. Estando numa fase inicial deste percurso, impõe-se num futuro próximo avaliar processos e resultados." 
Maria do Sameiro Pedro (2020)




O papel dos clubes de leitura na formação de professores - alcameh