quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Quando publicar na web, pense no futuro (recomendações do arquivo.pt)


 Conheça os vencedores prémios Arquivo.pt

Recomendações para a publicação na Web de informação preservável

Apresenta recomendações para que as páginas de um sítio Web possam ser corretamente arquivadas e acedidas ao longo dos anos. É impossível preservar a web portuguesa sem a colaboração dos autores. 

funcionamento dos arquivos da web é semelhante ao dos motores de busca como o Google. O respeito pelas recomendações seguintes contribuem para o correto funcionamento dos arquivos e dos motores de busca sobre a web.
As recomendações apresentadas em seguida são classificadas em fundamentais e aconselháveis. O desrespeito por uma recomendação fundamental impossibilita o arquivo da informação de um sítio web.
Estas recomendações foram escritas para que qualquer autor as possa seguir. Se sentir dificuldades, por favor contacte-nos para que o possamos esclarecer.
Ver mais aqui:

https://sobre.arquivo.pt/pt/recomendacoes/

Quer saber se o seu sítio web está bem construído, deste ponto de vista?
Verifique aqui ArchiveReady.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

READ ON

Readon image logo

De acordo com um relatório da OCDE, a leitura será uma das principais competências que os jovens devem dominar numa sociedade digital em constante mudança. Existe um sentimento geral de que a adolescência e a leitura são dois mundos distantes, se não incompatíveis. Mas os jovens leem muito, especialmente se forem estimulados e envolvidos.
READ ON - Reading for Enjoyment, Achievement and Development of yOuNg peopleé uma oportunidade para uma nova geração de leitores. O projeto visa apoiar e disseminar a paixão pela leitura nos jovens europeus, entre os 12 e os 19 anos, através do seu envolvimento ativo na reformulação das formas de vivenciar, compartilhar e criar literatura.
O projeto procura envolver diferentes grupos e entidades para cada iniciativa: festivais literários, bibliotecas, grupos de leitura, associações, centros juvenis e outros institutos que atuam no setor da educação nos seis países.  
READ ON não é apenas dirigido aos jovens mas também pretende fornecer ferramentas, exemplos e boas práticas para professores, educadores e pessoas da área da cultura para promover políticas pró-leitura entre os adolescentes e, consequentemente, em toda a sociedade.