sábado, 21 de dezembro de 2019

O Coro

Ver televisão e deleitar-se

É uma forma de aprender

Se quiserem cultivar-se

E cantar, até morrer



1º episódio de uma série de programas deleitosos da RTP2, Dezembro de 2019

Coro a coro, construímos uma canção

Produção portuguesa, com gente da vida real



O Coro: Cantadeiras da Essência Alentejana - O Maestro João Henriques visita desta vez um coro formado apenas por mulheres. Não são apenas as suas vozes que s

domingo, 15 de dezembro de 2019

Outra escola

Outra Escola

Outra escola. RTP2. Primorosos episódios. Hoje, 8º de 13. O tempo da creche.
Ai, recomendo.

Autoria, Pesquisa e Produção de Conteúdos Filipa Reis, João Miller Guerra, Maria Gil
Direção de Produção Filipa Reis
Produção Executiva Daniela Soares, Lydie Bárbara, Rita Laranjeira
Concepção de Genérico e Grafismos André Sentieiro
Montagem e Animação de Genérico e Grafismos Francisco Carvalho
Música Original de Genérico Luís Severo
Direção de Fotografia André Costa, Hugo Azevedo
Direção de Som Rúben Costa
Captação de Som Ricardo Pereira
Montagem Catarina Lino, Marlene Santos
Pós-Produção de Som Rúben Costa
Realização Filipa Reis, João Miller Guerra

Produção Vende-se Filmes

Coprodução RTP

https://www.rtp.pt/play/pesquisa?q=outra+escola

Literatura Fundamental 91: As Viagens de Gulliver - Mariana Teixeira Mar...


Um belo recurso, este Canal Youtube da UNIVESP TV, de São Paulo, Brasil. 748 mil subscritores.
Neste video, de 2015 uma professora fala-nos das Viagens de Gulliver. Menos de 30 minutos. Permite legendas transcritas automaticamente.

Já vai em 13573 visualizações.

Sou fan da Literatura Fundamental.

BIBLIOTUBERS - DESAFIO À BIBLIOTECA ESCOLAR, 2019

6.JPG
"O CONCEITO

O Biblio Tubers defende uma Biblioteca em que o acesso à informação seja cada vez mais digital, rápido, fácil e simples, num espaço flexível, confortável, que permita o trabalho individual, colaborativo e com o apoio de mediadores.
A Biblioteca, para se impor e tornar-se vital no espaço em que "vive", tem de favorecer:
  • A inovação. 
  • A comunicação.
  • O acesso a novas formas de pensar e de aprender. 
Para a consecução desta missão, a Biblioteca deve responder aos desafios de cada utilizador, relativamente às suas necessidades de Informação, Tecnologia e Expertise. Neste sentido, deve permitir o acesso a:
1. Tecnologia nas suas várias vertentes,2. Espaços para trabalho de grupo,3. Coleções online e media digital,4. Especialistas.
Impõe-se uma Biblioteca que "ocupe" a Escola, que saia das 4 paredes, física e virtualmente. A Biblioteca está onde está o utilizador. A escola deve ser ocupada por micro bibliotecas móveis, colocadas nos locais onde circulam potenciais leitores. Simultaneamente, podem ser disponibilizados, nestes espaços, outros recursos, como um computador para "gaming",  outro para fazer requisições, consultar a web,  fazer downloads, imprimir documentos...

O ESPAÇO
Multifuncional e diversificado, deve ser sempre concebido à luz da comunidade que vai servir, pelo que as propostas que deixamos deverão ser avaliadas e adequadas a cada contexto. Pode incluír:
  • Zona de trabalho de grupo
  • Zona de trabalho individual / estudo
  • Zona de tutoria
  • Sala de trabalho de grupo / preparação de apresentações
  • Estúdio áudio / visual para criação/ edição de vídeo digital
  • Sala de trabalho colaborativo online
  • Zona de exposições (que pode ficar fora da Biblioteca)

OS SERVIÇOS
As sugestões que deixamos ilustram possibilidades e não são vinculativas, pelo que se sugere a auscultação da comuniddae educativa para identificação dos serviços a prestar.
  • Marcar horas com especialista 
  • Disponibilizar sessões de literacia presenciais ou online
  • Reservar salas para trabalho de grupo
  • Requisitar micro aulas temáticas
  • Requisitar portáteis, tablets, câmaras, colunas, headphones, microfone, tripés...
  • Disponibilizar recursos abertos
  • Disponibilizar um repositório com resumos da matéria em formato áudio (podcasts)
  • Garantir um serviço de help desk "

Destaques meus a negrito.