quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Ler - Questões Prévias



Da nova Plataforma do PNL



3. O que é a literacia? 
Não precisamos de considerar especificamente a escrita alfabética para perceber o que é a literacia. Cerca de metade da população mundial vive em países que não utilizam o alfabeto para as suas línguas. A palavra literacia é traduzida do inglês literacy. Chega ao inglês a partir do francês medieval mas na realidade é de origem latina.
Então o que é literacia? Cada vez mais utilizada, a palavra designa a capacidade de ler e escrever, geralmente de ler e escrever bem
Porque se atribuiu tanta importância à literacia? Porque não basta saber ler e escrever. Ler e escrever são, respetivamente, instrumentos de aquisição e transmissão de conhecimento.
Ler não é só encontrar a expressão oral que corresponde à expressão escrita. É também compreender o que está escrito, avaliá-lo criticamente. E a partir daí pensar de maneira talvez diferente e inovadora, criativa.
Escrever não é só pôr no papel o que se ouve ou se sabe. Pode também ser transmitir por escrito o que se vai construindo como argumentação, ou como narrativa num estilo ilustrativo e belo que toca os seus leitores na sua mais profunda inteligência ou mais estética sensibilidade.
Não menos importantes são o pensar letrado e o sentir letrado que transformam a nossa vida mental e também as nossas capacidades cognitivas e a nossa vivência afetiva. Por isso, não devemos querer apenas que todos aprendam a ler e escrever. Devemos querer que todos utilizem essa capacidade para virem a ser sujeitos de literacia, isto é, letrados.
4. Que relações existem entre a linguagem – a leitura e a escrita – e a literacia? 
A capacidade de linguagem é uma condição necessária da aquisição das habilidades de leitura e escrita, mas a linguagem oral não é indispensável.
As crianças surdas-mudas podem desenvolver boas habilidades de leitura e escrita. Podem ser consideradas letradas se a “leitura” labial for combinada desde a infância com um sistema de indexação que resolve as ambiguidades inerentes a esse tipo de informação. O mesmo pode acontecer nas crianças surdas-mudas que desenvolvem uma perceção normal da fala sem poderem articulá-la.
As deficiências auditivas ou articulatórias precoces não devem ser tomadas como um obstáculo à literacia. Não seria justo privar essas crianças das modalidades de comunicação que lhes permitem vir a ser tão letradas como as crianças sem tais deficiências. O exercício das habilidades de leitura e escrita alimenta a literacia enquanto saber e, de maneira mais geral, a riqueza cognitiva e cultural." in Ler - Questões Prévias (2020)

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