quinta-feira, 16 de abril de 2020

Em dias do quase... quase... quase...


"Aqui chegados, sim porque foi exatamente ali que aprendi/descobri que houve um erro inicial na tradução de "Learning" que em vez de ter ficado aprendizagem ficou ensino....Enfim, erros que se cometem ao longo da vida e que quando reproduzimos maciçamente, como acontece nos nossos dias com as "fake news", são difíceis de conter. Todos os fazem e a nossa comunidade de profissionais de educação/formação deve, por isso, e a meu ver (que vale pouco) privilegiar aquela que eu mais respeito: a humildade pedagógica. Aquela que nos diferencia no reino animal deste Planeta maravilhoso em que vivemos (que com esta pandemia respira melhor...) : - enquanto estamos vivos estamos sempre a aprender. É, por isso, que hoje me tornei um fervoroso ativista da aprendizagem ao longo da vida (do berço ao túmulo, atenção!). 
Com a experiência acumulada das batalhas, ganhas e perdidas, no eLearning e conseguindo em todo o momento levar para dentro das discussões sobre educação/formação (lá está, devia ser aprendizagem) inclusivas, que a tecnologia, em especial a AST-aprendizagem sustentada em tecnologia, tem um papel determinante de suporte para que essa inclusão seja efetiva. Não exclui, inclui. 
Por isso compreendem como dói ver a CE adiar o seu Plano de Ação para a Educação e Portugal não ter em duas semanas tido a capacidade de colocar tos os seus alunos com acesso internet e computador/tablet (50 a 100.000 segundo parece) e alguns professores também. 
Era a oportunidade para lançarmos uma grande ofensiva a nível mundial na guerra pelo Conhecimento/Investigação/Competências (sem esquecer a Cultura e a Saúde (aqui mais um parêntesis para lembrar artigos escritos antes desta pandemia em que opinava sobre a "ALV pode salvar muitas vidas") que são molas reais dessa mudança. Não, não esqueci o "Green Deal" , mas vejo-o como uma consequência daquelas e não como uma resultante. A Europa vai dar passos significativos assumindo o seu papel de Líder mundial quando finalmente conseguir colocar a aprendizagem dos seus cidadãos como a essência de todas as batalhas pela produtividade e de superar crises. Como Albert Sangrá escreve no seu mais recente texto neste blogue não há um modelo único para se aprender. Agora que já experimentaram este, sem ter a socialização dos recreios das escolas e os bares das academias, saibamos combinar inteligentemente ambos. Vamos ser melhores na aprendizagem! Desculpem, é isto que penso. Agora. Pode ser que aprenda até morrer que estou errado."


Glossário: ALV = Aprendizagem ao Longo da Vida (toda). AST = Aprendizagem Sustentada (quer dizer que não cai) em Tecnologia (toda...)


https://eagoraead.wixsite.com/ensinaradistancia/post/alv-e-ast-unidas-que-laço-as-liga

Sem comentários: